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Você pode criar conexões de funcionários sem mais reuniões

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Artigo publicado pela Gartner sugere que, para reunir funcionários remotos, os gestores e suas organizações devem tornar as reuniões significativas, escolher o canal certo e conectar melhor os encontros corporativos aos seus objetivos.

Dados da empresa mostram que os funcionários que trabalham remotamente participam, em média, de uma reunião a mais por dia do que quando estavam no escritório. Mais reuniões e mais fadiga de reuniões claramente não podem ser a solução.

Quando o mundo começou a trabalhar remotamente em meio à pandemia, muitos líderes empresariais, gerentes e funcionários temeram que os funcionários fossem incapazes de criar e manter conexões com seus colegas. Em particular, estão os funcionários que foram contratados imediatamente antes ou durante a pandemia.

“Os líderes em toda a organização devem descobrir como criar os processos e mecanismos de suporte necessários para construir e manter as conexões dos funcionários, independentemente de onde seus funcionários trabalham”, disse Emily Rose McRae, diretora do Gartner.

O conselho tradicional pré-pandêmico sobre a construção de conexões de funcionários para aqueles que trabalham remotamente era realizar mais reuniões, principalmente reuniões de equipe, para garantir que os membros remotos da equipe se sentissem informados e conectados com seus colegas. Mas agora, depois de quase um ano de modelos de força de trabalho remotos e híbridos, os funcionários estão cansados ​​de reuniões.

A publicação propõe que, em vez de aumentar as reuniões, os gestores devem seguir três princípios-chave para construir conexões e redes de funcionários:

  1. Faça as reuniões que você tem significativas.
  2. Combine o meio com a mensagem.
  3. Adapte as estratégias de construção de conexão aos objetivos da organização ou da equipe.

Torne as reuniões que você tem significativas
Com mais funcionários trabalhando remotamente, muitas organizações aumentaram não apenas o número de reuniões, mas também o número de participantes nas reuniões. O objetivo era tornar as decisões e o planejamento mais visíveis para mais funcionários, mas os funcionários muitas vezes se encontram em reuniões das quais não precisam comparecer. Considere mover as pessoas para uma lista de distribuição para conclusões importantes e resumos de reuniões, em vez de adicioná-los ao convite da reunião.

Também incorpore práticas recomendadas simples e estruturadas à cultura de reuniões de sua organização. Comece cada reunião delineando as metas e os resultados desejados da reunião. Use os últimos cinco minutos para confirmar e compartilhar decisões, compromissos e próximos passos.

“Não se esqueça de otimizar problemas de áudio, vídeo e espaço de trabalho. Trabalhe com a TI para garantir que os funcionários tenham soluções de tecnologia disponíveis que suportem como eles preferem ingressar e participar das reuniões ”, diz Adam Preset, analista de diretor sênior da Gartner.

Vincule a mídia à mensagem
As conexões dos funcionários não são necessariamente construídas melhor com um meio em relação a outro. Em vez disso, escolha o canal mais apropriado para a meta. Por exemplo, canais de equipe em plataformas de colaboração de fluxo de trabalho como Microsoft Teams ou Slack geralmente funcionam melhor para threads de discussão, brainstorming e compartilhamento de ideias ou artigos, enquanto mensagens instantâneas ou bate-papo são ideais para questões urgentes ou discussões informais.

Mudar as conexões para o canal apropriado para a meta significa que os funcionários podem salvar suas videochamadas para tópicos que precisam ter espaço para nuances, tom e linguagem corporal. Isso inclui discussões ou conversas delicadas em que o tom pode ser mal interpretado quando colocado na forma escrita, como conversas de gerenciamento de desempenho e conversas de mentoria ou coaching.

Adapte as estratégias aos objetivos
Por que você deseja aumentar as conexões de funcionários em face do trabalho remoto e híbrido? Existem muitas respostas possíveis para esta pergunta – troca de ideias, envolvimento dos funcionários, desenvolvimento profissional e muito mais. Nenhuma solução de conectividade atenderá a todos esses objetivos de uma vez. Priorize as soluções potenciais que você está considerando com base em seus objetivos para construir conexões com os funcionários.

Quando a troca de ideias é uma prioridade, por exemplo, você provavelmente precisa de uma plataforma de compartilhamento de conteúdo virtual ou ferramentas como lousas digitais, que permitem o trabalho assíncrono e síncrono dentro da equipe e facilitam o feedback dentro dos fluxos de trabalho quando necessário.

Para criar uma rede de funcionários e oportunidades de desenvolvimento profissional, crie caminhos para conexões de funcionários laterais e verticais dentro da organização. Isso pode incluir plataformas de conexão de mentoria virtual, onde os funcionários podem oferecer ou solicitar treinamento em uma ampla gama de habilidades profissionais ou grupos de interesse especial opcionais sobre tópicos populares ou interesses de desenvolvimento.

Você também pode incentivar os líderes empresariais a agendar reuniões informais com pequenos grupos de funcionários que não trabalham juntos, o que oferece aos funcionários a oportunidade de conhecer um líder sênior, bem como uns aos outros.

Quando o engajamento dos funcionários for uma prioridade, garanta o reconhecimento explícito e intencional das realizações tanto das equipes quanto dos indivíduos, por meio de vários canais. A pesquisa do Gartner revela que durante períodos de interrupção, o desejo dos funcionários de serem reconhecidos por um bom trabalho aumenta em 30%.

Os empregadores também podem organizar atividades voluntárias remotas, como mentoria, corridas virtuais de caridade, redação de cartas e contato com membros idosos isolados da comunidade. Essas atividades dão aos funcionários a oportunidade de se sentirem positivamente sobre sua organização e sobre si mesmos, independentemente de sua localização.

As ferramentas de trabalho remoto das quais as organizações passaram a depender no ano passado permanecerão parte do ambiente de trabalho no futuro próximo. Os novos comportamentos digitais que se desenvolvem no ambiente remoto serão transportados na transição de volta para os escritórios físicos, especialmente quando alguns funcionários continuarem a trabalhar remotamente.

As organizações que encontrarem soluções para esses desafios mais cedo ou mais tarde estarão mais bem posicionadas para gerenciar funcionários no local de trabalho digital em rápido crescimento e evolução.

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