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Visões do futuro: as habilidades essenciais para o profissional do amanhã

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ithsm

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Em mais um capítulo de nossa série sobre Visões do futuro, vamos debater Soft Skills. Você pode ler as duas primeiras partes aqui e aqui, quando mostramos as tendências que poderão guiar a liderança do amanhã.

Muitos líderes e visionários acreditam que as Soft Skills são competências essenciais para o profissional do futuro, mas há quem ainda não saiba muito bem o que elas são ou para que servem e muito menos quais vantagens elas podem trazer tanto para sua carreira, como para sua empresa.

Soft Skills são competências profissionais relacionadas à personalidade e ao comportamento do candidato. Por exemplo, se antes ser bom em matemática era mais importante do que ser uma pessoa com bom relacionamento e proativa, hoje são essas habilidades as que importam mais.

Entretanto, essas competências vão além de ser uma pessoa bacana com quem trabalhar. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. São habilidades que se formam de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada indivíduo. E, acredite, fazem muita diferença no ambiente organizacional!

Hard Skills versus Soft Skills

Você deve estar se perguntando por que as Soft Skills estão se tornando habilidades tão importantes e as mais procuradas em candidatos pelos profissionais de RH. Diferentemente das Hard Skills — as competências que você pode aprender em sala de aula, cursos e livros —, as Soft Skills são capacidades mais subjetivas e estão fortemente ligadas ao comportamento pessoal. São mais sobre quem você é do que sobre o que você sabe fazer!

Além disso, elas também estão diretamente relacionadas à inteligência emocional. Susan David, autora do livro Agilidade emocional, afirma que a maneira como lidamos com nossas emoções reflete em como vivemos, amamos e nos comportamos diante da sociedade. Você saber gerenciar seu lado emocional é também uma habilidade importante para as organizações, principalmente na hora de lidar com problemas e desafios.

Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2020, pelo menos 10 Soft Skills serão essenciais para você se destacar entre os profissionais:

1 – pensamento crítico;
2 – criatividade;
3 – coordenação;
4 – negociação;
5 – inteligência emocional;
6 – resolução de problemas complexos;
7 – tomada de decisões;
8 – flexibilidade cognitiva;
9 – orientação para servir;
10 – gestão de pessoas.

Todas as mudanças que estão acontecendo nas empresas nos últimos tempos, principalmente na cultura organizacional, mostram que as Soft Skills promovem não apenas maior produtividade e inovação, mas também a formação de uma equipe de alta performance e um ambiente favorável e saudável, que incentiva o crescimento profissional de maneira completa.

Talvez o grande desafio para o futuro seja formar líderes com um mindset transformador, que entendam a importância dessas competências e se proponham trabalhá-las em suas equipes, a fim de alcançarem o sucesso.

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