Blog

Vinte&Um livros para 2021 desafios

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

O ano de 2020 será lembrado como um enorme obstáculo que todos tivemos que enfrentar de surpresa. 2021 já dá pistas de que algumas incertezas permanecerão, mas estamos melhor preparados para os desafios.

Prever qualquer coisa tornou-se quase impossível, e os líderes precisarão estar atentos aos movimentos dos negócios e, principalmente, de suas equipes. A leitura é uma atividade que, além de prazerosa, pode antecipar cenários e afiar suas percepções empresariais para os desafios de amanhã.

Pensando nisso, selecionamos 21 livros que vão enriquecer seu repertório emocional, racional e empreendedor.

“Tarzan Economics: Eight Principles for Pivoting Through Disruption – Will Page (2021)
A sobrevivência a longo prazo nos negócios tem tudo a ver com a adaptação às mudanças. Em “Tarzan Economics”, Will Page, economista-chefe do Spotify, examina oito princípios essenciais para ajudar as empresas a mudar e prosperar durante as interrupções que alteram o jogo.

“The Cult of We: WeWork, Adam Neumann, and the Great Startup Delusion” – Eliot Brown e Maureen Farrell (2021)
Em “The Cult of We”, os repórteres do Wall Street Journal, Eliot Brown e Maureen Farrell, detalham a história interna da WeWork e de seu fundador, Adam Neumann. A ascensão e destruição da WeWork foram alimentadas por personagens díspares em um sistema financeiro cego para seus riscos, incluindo líderes na J.P. Morgan e Goldman Sachs. Por que alguns dos maiores nomes do setor bancário e de capital de risco compraram a propaganda, e o que o futuro reserva para os unicórnios do Vale do Silício?

“Out of Office: The Big Problem and Bigger Promise of Working from Home” – Charlie Warzel e Anne Helen Petersen (2021)
A pandemia inaugurou uma era em que acordos flexíveis de trabalho são possíveis. “Out of Office” combina reportagens inovadoras e as experiências em primeira pessoa dos autores depois que eles decidiram trocar o escritório de Nova York por Montana. O livro descreve o caminho em direção a um novo tipo de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que pode melhorar nossas vidas e fortalecer nossas comunidades.

“Leadership in Turbulent Times” – Doris Kearns Goodwin (2019)
Esta é uma leitura obrigatória para empreendedores de qualquer ano, mas especialmente 2021. Goodwin explora se líderes nascem ou são feitos e o impacto da adversidade no crescimento da liderança. Ela estuda as experiências dos presidentes dos EUA Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, Franklin D. Roosevelt e Lyndon B. Johnson para dar lições sobre como acolher opiniões opostas e angariar apoio em torno de estratégias alvos.

Uma lição do presidente Lincoln particularmente interessante: todos nós precisamos encontrar tempo e espaço para pensar. Aconteceu muita coisa este ano. Os empreendedores precisam ter certeza de que estão encontrando tempo para pensar sobre o cenário mais amplo, os desafios que precisam resolver e como fazer para que as equipes trabalhem melhor em conjunto. O tempo é incrivelmente valioso, então não se engane. Bloqueie o tempo na sua agenda, dê uma caminhada e tome um pouco de ar fresco. Certifique-se de ter tempo e espaço para pensar.

“Dear Chairman: Boardroom Battles and the Rise of Shareholder Activism” – Jeff Gramm (2016)
Para fundadores de startups com sonhos de abrir o capital, “Dear Chairman” é uma leitura obrigatória. Jeff Gramm mergulha na história das batalhas nas salas de reuniões e no aumento do ativismo dos acionistas no século passado, lembrando aos leitores que os investidores e a administração nem sempre estão alinhados.

Por meio de mergulhos profundos em conflitos cruciais da diretoria nos últimos 100 anos, Gramm fornece uma visão essencial para empresários emergentes sobre como lidar com esses conflitos.

“Digital Body Language: How to Build Trust and Connection, No Matter the Distance – Erica Dhawan (2021)
Dhawan decodifica os novos sinais e pistas que substituíram a linguagem corporal tradicional. O livro ensina a lidar com mal-entendidos diários no mundo atual do trabalho remoto, desde grandes conferências e videoconferências até e-mails diários, textos, mensagens instantâneas e chamadas telefônicas.

“You Are What You Risk: The New Art and Science of Navigating an Uncertain World” – Michele Wucker (2021)
Em “You Are What You Risk”, Wucker examina por que evitamos o risco, quando devemos aceitá-lo e como podemos reformular nosso relacionamento com a incerteza e a oportunidade de viver uma vida mais produtiva. Uma oportunidade literária de obter insights, ferramentas e estratégias para fazer melhores escolhas sobre riscos grandes e pequenos.

“Born Standing Up” – Steve Martin (2007)
Quando pensamos em pessoas que incorporam o espírito empreendedor, comediantes e atores normalmente não vêm à mente. Mas em “Born Standing Up”, Steve Martin prova ser um empresário por completo. Em sua autobiografia, Martin conta a história de como ele entrou, e depois saiu, no ramo do stand-up comedy. Começando com seu primeiro emprego na Disney aos dez anos, Martin mostra como ele cresceu sua carreira de shows de mágica em pequena escala para se tornar um dos comediantes mais icônicos da história recente.


Os fundadores de startups podem aprender muito com a jornada de Martin na comédia. Ao longo do livro, você percebe que as chaves para seu sucesso foram um compromisso constante com a excelência, originalidade inabalável e, mais importante, a autoconsciência para saber quando era hora de ir embora.

Inventor Confidential: The Honest Guide to Profitable Inventing– Warren Tuttle e Jeffrey A. Mangus (2021)
Se você tem uma grande ideia ou invenção e deseja monetizá-la, “Inventor Confidential” traz pistas de onde gastar seu dinheiro para maximizar suas chances de sucesso. O livro auxilia na construção de uma visão ampla dos desafios, os sinais de alerta, o protocolo de desenvolvimento e as etapas para chegar ao mercado.

Rethinking Users: The Design Guide to User Ecosystem Thinking – Michael Youngblood, Benjamin J. Chesluk, e Nadeem Haidary (2021)
As noções de relações diretas entre pessoas e produtos não são mais válidas. “Rethinking Users” apresenta uma nova abordagem para entender a natureza da experiência do usuário com um baralho de cartões de persona do usuário e atividades de equipe passo a passo para desbloquear um novo pensamento centrado no usuário.

“Unsliced: How to Stay Whole in the Pizzeria Industry” – Mike Bausch (2020)
Ok, então seu negócio pode não ter muitas semelhanças óbvias com uma pizzaria. Mike Bausch está aqui para mostrar aos empresários leitores que as lições que ele aprendeu vão muito além da cozinha. “Unsliced” analisa como o ambiente acelerado e de alto risco de uma pizzaria é uma excelente metáfora para o mundo dos negócios hoje, ensinando alguns insights importantes que todos os empresários independentes devem saber.

“Love is Free. Guac is Extra.: How Vulnerability, Curiosity, and Empowerment Built An Unstoppable Team” – Monty Moran (2020)
O título provavelmente mostra tudo aqui: Monty Moran fez seu nome como o co-CEO que levou o Chipotle de alguns restaurantes regionais a um fenômeno internacional e em um estilo totalmente seu. O livro detalha a imensa quantidade de cuidado necessária para alcançar essa façanha, começando com as mais de 20.000 conversas que Moran teve com funcionários da Chipotle para ter uma ideia de como a cultura da empresa deveria ser. Ele pode não ser um CEO convencional, mas é exatamente por isso que seu livro é uma leitura obrigatória para os empreendedores de 2021.

“Game of Sales: Lessons Learned Working at Adobe, Amazon, Google, and IBM” – David Perry (2020)
O currículo de David Perry fala por si. Se carreiras em quatro das empresas de tecnologia mais bem-sucedidas do mundo não qualificam alguém para compartilhar sua experiência, nada qualificará! “Game of Sales” explica como as vendas não são um fenômeno mágico, mas um jogo para ser jogado por aqueles que estão mais bem equipados para jogá-lo. Nenhuma empresa sobreviverá em 2021 sem um forte portfólio de vendas, e este livro é uma boa maneira de começar a construir um.

“Pinot Rocks: A Winding Journey Through Intense Elegance” – Michael Browne (2020)
Seguir sua paixão, viver seus sonhos e escolher aventuras são elementos-chave do bom empreendedorismo, e todas as coisas nas quais o autor Michael Browne é um verdadeiro especialista. “Pinot Rocks” é uma parte memoir de uma vida decadente e outra parte um guia genuíno para tornar sua vida o que você quiser que seja. Não são pautas que todos os empreendedores poderiam fazer uma atualização para esse ano?

“Trustworthy: How the Smartest Brands Beat Cynicism and Bridge the Trust Gap” – Margot Bloomstein (2021)
Os profissionais de marketing precisam de uma nova estratégia nesta era cínica para inspirar confiança e ajudar os consumidores a tomarem decisões seguras. Essa dinâmica alimenta uma ampla gama de organizações de alto desempenho, incluindo Airbnb, Zoom, o Federal Bureau of Investigation dos EUA, conferências TED e The New York Times. Em “Trustworthy”, Margot Bloomstein mostra como empregar táticas concretas para ajudar sua marca a ganhar confiança, respeito, lealdade e levar seu público do cinismo à esperança.

“Assemble the Tribe: Believe in Your Value. Find Belonging. Be Different” – Leah J M Dean (2020)
Não há maneira fácil de ser uma mulher empreendedora, e ninguém sabe disso melhor do que Leah J M Dean. “Assemble the Tribe” é um grito de guerra para cada mulher que já se sentiu isolada, derrotada ou desassistida no mundo dos negócios. Criar fortes alianças empreendedoras será a chave para permanecer resiliente no futuro, e este livro ajudará nisso.

“Skip the Line: The 10,000 Experiments Rule and Other Surprising Advice for Reaching Your Goals – James Altucher (2021)
Em “Skip the Line”, o empresário James Altucher oferece uma nova mentalidade e várias técnicas para perseguir suas paixões e realizar seus sonhos. O livro propõe maneiras de deixar que seus interesses guiem seu aprendizado, tempo e recursos; alterando sua visão de mudanças e crises.

“Working Backwards: Insights, Stories, and Secrets from Inside Amazon” – Colin Bryar e Bill Carr (2021)
De autoria de dois ex-executivos seniores da Amazon, “Working Backwards” é uma visão interna dos princípios e práticas que impulsionam o império da Amazon. Os autores detalham todas as 14 regras de liderança da gigante norte-americana e revelam como elas direcionam a tomada de decisões em todos os níveis.

“The Art of Selling Your Business: Winning Strategies & Secret Hacks for Exiting on Top” – John Warrillow (2021)
O apresentador do podcast “Built to Sell Radio”, John Warrillow completa sua trilogia sobre a construção de uma empresa com “The Art of Selling Your Business”. Com base em entrevistas com centenas de empreendedores, este guia prático o ajudará a avaliar seu negócio, determinar o melhor momento para vender, criar uma guerra de lances, posicionar sua empresa para atrair compradores, maximizar um preço e aperfeiçoar sua negociação.

“The Introvert’s Edge to Networking” – Matthew Pollard (2021)
Você não precisa ser um auto-promotor implacável para ser um networker de sucesso. Em “The Introvert’s Edge to Networking”, Matthew Pollard mostra que os introvertidos são os melhores networkers quando armados com um plano que os permite ser autênticos. Baseando-se em mais de uma década de pesquisa e exemplos de trabalho real, este guia fornece um projeto prático para redes introvertidas.

“The Five Tool Negotiator: The Complete Guide to Bargaining Success” – Russell Korobkin (2021)
“The Five Tool Negotiator” é um guia para qualquer pessoa ansiosa melhorar suas habilidades de negociação, em cinco tópicos que todos nós podemos utilizar: Análise da Zona de Negociação, Persuasão, Projeto de Negociação, Poder e Normas de Equidade. Domínio das habilidades críticas de negociação para todos os níveis de uma transação.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens