Blog

Um convite para você

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Artigo escrito por Iza Camargo, jornalista especializada em Produtividade Sustentável, palestrante e escritora best-seller

Vamos imaginar que da janela mais próxima você consegue ver o céu. Poucas nuvens brancas pintam o azul, mas de repente elas ficam mais escuras, parecem pesadas, o vento começa a balançar os galhos das árvores de forma mais vigorosa e até dá para sentir o cheiro da chuva chegando – dependendo de onde você mora e do seu estado de presença. Nesse momento o que você faz? Fecha a janela ou deixa chover dentro do ambiente em que você está molhando móveis e tapetes?

A atmosfera envia vários sinais para avisar que o tempo está mudando. Se tomaremos atitudes para prevenir danos ou problemas maiores é uma decisão individual. A sabedoria da natureza é inquestionável, não é? E o que você tem feito com os sinais que seu corpo está te enviando? Ignorando ou investigando?

Da mesma maneira, lembrando que também fazemos parte da natureza, nosso corpo envia vários sinais para avisar sobre as mudanças que estão acontecendo, muitas vezes silenciosamente. Por experiência própria, tenho certeza de que as dores são mensageiras. Mas, geralmente normalizamos o anormal e aumentamos o tamanho de nossa nécessaire de remédios, fazendo até piada disso.

Estou falando de frequentes dores de cabeça, problemas no estômago, intestino que prende ou que solta, cabelo que cai, a circulação que fica estranha, os hormônios e o ciclo menstrual desregulam…

São muitas mensagens que o corpo envia para nos chamar a atenção. Mesmo assim, culpamos o café, o glúten, a lactose, a poluição, a inflação, o vizinho, o parceiro…

Atribuímos a responsabilidade da nossa saúde a quem está fora e dificilmente paramos para analisar o que está causando todas esses sintomas.

Agora saiba que depois que o corpo envia várias mensagens sem conseguir sua atenção, ele precisa fazer um convite diferente com uma doença pra devolver você para você. Sem pausa voluntária. É dessa maneira que a vida te convida a uma pausa involuntária.

Com o tempo, quanto mais responsabilidades vamos acumulando ao longo da carreira, menos tempo garantimos para nós mesmas. Tenho algumas hipóteses validadas por mais de 2 mil mulheres, mas destaco uma que ampara todas as outras: a ilusão.

Ilusão de que nada vai acontecer com sua saúde mesmo você amando o trabalho.

Ilusão de que com o passar do tempo nosso corpo não precisa de mais cuidados e manutenção.

Ilusão de que dormir pouco não vai trazer consequências para a saúde relacionamentos.

Ilusão de que alguém vai nos levar ao médico fazer um checkup.

Ilusão de que seremos reconhecidas, quando ainda não vivenciamos o amor-próprio.

Toda essa ilusão nos leva a perda de saúde. E sem saúde não há unha feita ou cabelo perfeito que tenha valor. Ou seja, neste dia das mulheres estou aqui para te lembrar, por mais óbvio que pareça, que vida é uma só. Vida não é fim de semana e nem são férias. Vida é todo dia. É consequência das escolhas que você faz todos os dias, e quando você se incluir na própria agenda sem culpa e sem medo, sem julgamentos, garanto que estará contribuindo para viver o melhor momento da sua vida.

Nas últimas décadas, ganhamos mais espaços e aprendemos a acumular tarefas. Agora está na hora de delegarmos para garantirmos tempo para o autocuidado, aquilo que só você pode fazer por você!

Já somos bem inteligentes quando vemos o ponteiro do combustível chegar na reserva. Paramos no posto de combustível, abastecemos e seguimos a viagem. Então, se sentir cansaço, descanse e depois continue.

Precisamos desacelerar para continuar o movimento!

Com amor,

Iza Camargo

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens