Blog

Três tecnologias financeiras para ficar de olho

por:

ithsm

ithsm

De acordo com uma pesquisa realizada pela Viacom, 71% dos millennials preferem ir ao dentista do que ao banco. Somado à evolução das ferramentas digitais, o comportamento dos jovens abriu novas oportunidades para fintechs que oferecem serviços financeiros mais eficientes, baratos e sem intermediários. Em um artigo publicado no HSM Experience (leia na íntegra aqui), John Hull, professor da Rotman School of Management e autor do livro Risk Management and Financial Institutions, aponta as três disrupções financeiras que devem impactar o mercado nos próximos anos. Veja abaixo.

1- Novos sistemas de pagamento

A tecnologia já vem exercendo um impacto enorme na forma como os pagamentos são realizados. Na prática, passamos do dinheiro vivo e dos cheques para os cartões. Dos cartões, chegamos aos pagamentos em dispositivos móveis. A evolução dos meios é resultado da busca constante por velocidade, conveniência, custo e, principalmente, segurança. Dezenas de bilhões de dólares são perdidos anualmente em fraudes, por exemplo. Nesse sentido, as inovações já podem ser vistas em carteiras digitais criptografadas e na autorização biométrica, por exemplo.

2- Empréstimos facilitados

A automatização do processo análise de crédito também deve ganhar força. O aumento de volume – e o refinamento do processamento – de dados tende a tornar os algoritmos cada vez mais assertivos. O segmento também será marcado pelo surgimento de novos modelos de transação, como as plataformas de empréstimos P2P (peer-to-peer), marketplaces de empréstimos, sistemas de avaliação de risco e ferramentas de negociação de dívidas.

3- Gestão de patrimônio inteligente

A gestão de patrimônio (área estratégica para os bancos) também passará por mudanças. Recomendações de investimentos automatizadas deverão se tornar mais precisas e personalizadas, de acordo com o perfil de risco e as reservas do cliente. A digitalização de processos de análise, por sua vez, deixará os gestores de patrimônio livres para assumir tarefas mais estratégicas.

Quer conhecer as últimas tendências e tecnologias do mercado financeiro? Inscreva-se no Exponential Finance Brazil. O principal summit de finanças exponenciais do país acontece do dia 10 e 11 de setembro, em São Paulo.

Natália Fazenda
Área de conteúdo da HSM

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens