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Três dicas para criar um bom planejamento estratégico

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ithsm

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Todo início de ano levanta dúvidas sobre o que acontecerá no ambiente de negócios brasileiro. Trata-se de um momento essencial para refletir sobre as estratégias que orientarão nossas tomadas de decisões. A questão central é: como você irá planejar seu negócio ou sua carreira para aproveitar as oportunidades e mitigar eventualidades. A principal qualidade em relação ao planejamento para o ano é definir quais renúncias serão feitas. Assim como grandes estudiosos da gestão, como Peter Drucker e Michael Porter, costumam dizer, o sucesso está na decisão do que não fazer.

Prepare-se para mudanças
Mudanças, acontecerão. Mas a diretriz estratégica de sua organização ou carreira é vital para o sucesso profissional. E você está preparado para cada uma delas? Entender o cenário, que muitas vezes não é controlável, é o primeiro passo para definir uma estratégia condizente com o momento político e econômico de sua empresa. Construir um planejamento com iniciativas operacionais adaptáveis e mitigatórias é ainda mais importante. Nesse quesito, a agilidade de aferição de indicadores e a tomada de decisão ágil são grandes aliadas a ecossistemas de indicadores estáticos e com mensuração demorada.

Refine sua estratégia de inovação
A gestão da inovação ainda é um desafio em diversas organizações. A principal dificuldade, porém, é articulá-la junto à rotina de seu negócio. Diversas empresas aspiram desenvolver estratégias inovadoras, mas a metodologia utilizada para a concepção, planejamento e execução dessas estratégias por meio dos processos de inovação é inadequada. O principal erro é utilizar equipes compartilhadas nos trabalhos rotineiros em processos de planejamento ou inovação. O processo de construção, de criatividade e tomada de decisões não é aderente ao processo rotineiro. Trata-se de um ponto estratégico.

Defina objetivos e metas
O processo de definição de objetivos, indicadores e metas (e suas correlações a fatores externos e internos) é a base para construção de seu planejamento. Sua empresa é boa em atendimento? Crie modalidades de produtos que gerem receitas recorrentes, por meio de alta fidelização. Sua empresa tem o melhor produto ou um produto de alta qualidade? Faça chegar a seu consumidor o real valor de adquirir um produto diferenciado, baseado em durabilidade, preço condizente, e resultados. Na dúvida sobre onde levantar essas informações, sempre escute o seu cliente.

Vinicius Souza é diretor da VOS Consultoria

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