Blog

3 tendências que irão mudar a sua carreira em 2020

por:

ithsm

ithsm

Em 2020, o mercado continuará cada vez mais veloz, conectado e volátil. Nesse mundo VUCA, o desenvolvimento de novas habilidades será essencial para lidar com as mudanças de um mercado de trabalho impactado por inovações sucessivas e exponenciais. De acordo com o relatório “Future Worl Skills 2020”, produzido pelo think tank Institute for the Future (IFTF), existem alguns movimentos-chave para se adaptar a esse cenário. Conheça abaixo os principais deles.

1- Longevidade extrema
O aumento da expectativa de vida global está gerando impactos profundos nas dinâmicas de carreiras e aprendizado. Tal mudança demandará o investimento em múltiplos ciclos de trabalho e educação ao longo da vida de cada profissional. As organizações precisarão repensar os planos de carreira tradicionais, contemplando diversidade, flexibilidade e demandas para o público da terceira idade.

2- A união entre homens e máquinas
A automação de processos ocupará um lugar cada vez maior no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que livrará as pessoas de tarefas repetitivas, os sistemas inteligentes deverão ceifar múltiplas profissões – do chão de fábrica ao escritório. Caberá às empresas e aos colaboradores repensar o valor da mão de obra humana e traçar novos caminhos para explorar o potencial da união da união entre homens e máquinas.

3- A revolução dos dados
Outra tendência recorrente em diversas listas de previsões Mas a verdade é que praticamente toda atividade humana será traduzida em dados. Esse movimento é apenas o início da era do “Tudo é Programável”, na qual a coleta de grandes volumes de dados permitirá a modelagem de sistemas sociais em escalas extremas, revelando padrões que antes eram invisíveis ao olhar humano. Desenvolver habilidades para converter esse movimento em tomadas de decisão serão cada vez mais indispensáveis para profissionais de todos os setores.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens