Blog

Shana Wajntraub lança livro sobre comunicação de impacto!

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Na quarta-feira (16/08) quente de São Paulo, a Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, foi o local de aconchego para receber o lançamento do livro “A Arte da comunicação de impacto”, de Shana Wajntraub.

A autora é psicóloga, especialista em Neurociências com MBA em Gestão de Pessoas e Mestrado em comunicação. Além disso, é professora da HSM, como consultora em grandes empresas e recentemente foi mãe da Lauren, que a ajudou neste processo criativo da produção do livro.

“Ser mãe me ajudou muito neste processo. Estava no meio de uma mudança e de gravidez. Surgiu até um certo momento de pausa necessária, por conta disso, e foi essencial: quando voltei para a revisão e tive que fazer algumas leituras essenciais no final da produção, eu tinha maior clareza das coisas que escrevi e foi extremamente produtivo. A maternidade teve esse incrível impacto em mim.”

Essa síntese produtiva de reflexões, que constrói um livro, veio de sua trajetória na carreira e nas aulas que ministrou nos últimos 8 anos.

Com o tempo, Shana percebeu que as pessoas buscavam modos de uma comunicação mais efetiva, com impacto, mas acabam em formas não tão autênticas, perdendo a singularidade e peculiaridade de cada pessoa.

“Desde 2016 eu ministro um curso e, a partir um certo momento, eu pensei que tinha que materializá-lo. Fui reunindo material e colocando aquele desenvolvimento de cada aula nesta obra. Então, estas páginas tratam das estratégias que eu trabalho em aula e é uma forma para as pessoas se guiarem, porque o livro é direto e claro. Eu não gosto de prolixidade no texto e na fala. Eu trabalho muito essa assertividade no livro, com ‘comos’, ‘porquês’, ‘fazer na prática’… Algo mais direto.”

Outro ponto levantado e que deu mais energia criativa para a autora foi sua percepção e inteligência emocional com relação à comunicação. Shana Wajntraub nos contou que o medo foi uma das questões mais frequentes, desde pessoas com algumas barreiras mentais para se exporem e até a competição social que criamos para ganhar espaço.

“Eu escrevo no livro algumas técnicas que buscam ajudam tudo isso: fala, postura, vencer a timidez… Tem muita gente que deixa de falar por medo, pela questão de se posicionar e do que vão pensar. Eu trago a neurociência neste momento, porque ela explica o porquê dessa situação. Então, com esse auxílio, é possível entender e criar estratégias para as pessoas ultrapassarem o medo, que vem através do posicionamento e da fala. Além disso, tem a parte das disputas por espaços: como ser relevante em um mundo de pouca atenção?”

Com seu trabalho como consultora, Shana consegue também ter a habilidade e percepção do mundo empresarial. A autora destacou como seu mestrado foi importante para a compreensão destas reflexões que tinha, principalmente na busca por ensinar questões de assertividade, clareza e autenticidade.

Estes pontos não são questões inatas, de um certo talento ou aptidão biológica que provém no nascimento. Todas as pessoas podem criar novas estratégias e habilidades comunicativas para que sua linguagem se torne mais expressiva, impactante e realce no outro. Não é uma questão de talento.

“Nós não nascemos com o dom da fala. Existem algumas questões de personalidade, que é extroversão e introversão. Mas, independente do perfil comportamental, as pessoas podem se posicionar de formas diferentes. Por exemplo, um introvertido não falará sem motivo ou assertividade. Ele encara a vida de uma maneira diferente. São estratégias diferentes, modelos e personalidades diferentes, mas, ao mesmo tempo, as pessoas não podem perder o direito de se posicionar, ou perder ideias por conta do seu jeito. A fala e comunicação se desenvolve e é necessária para dar legitimidade. A comunicação, inteligência emocional e atributos de sucesso podem ser desenvolvidos e este livro é para quem procura isso.”

Ao fim da conversa, a autora ainda nos contou que há algumas ideias propensas a serem transformadas em uma nova obra:

“Um livro nunca acaba, não é mesmo? Ele está sempre em construção. Então… Algo que eu estou trabalhando no dia-dia, com outros clientes, é como você consegue traduzir dados, gráficos e cálculos em argumentos e posicionamentos, de uma forma mais assertiva. Eu já tenho este curso e estou o desenvolvendo ano após ano, com cada vez mais refinamento. Eu quero aprofundar essa parte e escrever um livro no futuro.”

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens