Mudança de mindset, experiência do cliente, princípios da agilidade, DNA digital e pensamento estratégico foram alguns dos principais pontos que tiveram destaque durante mais uma edição do RH Ágil. Realizado na última sexta-feira (dia 27), o programa foi conduzido por Luis Lobão, especialista em planejamento estratégico e transformação digital.
Durante a sessão, ele apresentou quais são os passos mais relevantes que uma organização deve seguir para se preparar para os desafios do futuro. A sessão também contou com a presença dos consultores educacionais Guta Orofino e Roberto Mosquera.
“Não há um jeito certo de seguir os passos. O importante é que os profissionais responsáveis pelos processos de mudança tenham uma visão integrada do todo. Ser digital é muito mais sobre pessoas do que tecnologia”, afirmou.
Propósito como o norte do processo
Um mundo acelerado e cada vez mais automatizado pede atenção especial para uma abordagem de negócios mais humana. Engajar e reter seus colaboradores se tornou mais importante – e difícil – do que nunca. Encontrar um propósito claro e transparente pode ser o início para adotar tal posicionamento.
“O sentido do propósito é o que orienta as organizações. Não adianta criar um propósito e não praticar, não o praticar é faltar de caráter organizacional”, afirmou Lobão.
A confiança foi apontada como outro elemento extremamente importante para que agilidade das empresas. “A ideia de que eu posso ser eu mesmo e mostrar minhas dificuldades sem ninguém usar isso contra mim mesmo é o que forma uma equipe de alta performance”, ressaltou.
Entrega de valor contínua
A construção de valor também deve se estender aos clientes. Mas, além de atrair o público, é preciso entregar valor de forma contínua.
Nesse cenário, conhecer os modelos de empresas exponenciais, analisar a jornada do cliente e trazer os princípios da agilidade se tornarão cada vez mais essenciais para lidar com os desafios que o mercado deverá apresentar nos próximos anos.