Blog

Como usar o perfil comportamental na sua empresa?

por:

ithsm

ithsm

Entender o que é perfil comportamental é somente o primeiro passo para conseguir gerar resultados em sua empresa. É necessário compreender em quais setores da sua empresa é possível desenvolver e aplicar o mapeamento.

O perfil comportamental pode ser aplicado em diversas áreas, o RH tem como responsabilidade compreender como o mapeamento pode influenciar os setores da sua organização e em que momento deve ser aplicado.

A grande vantagem do perfil comportamental é que pode ser aplicado desde o processo seletivo até o momento de desligamento de um colaborador. Muitas empresas optam por sistemas que possam auxiliar nos processos de análise dos perfis que os ajudam a otimizar os processos de gestão. Abaixo explicaremos diversas formas de como usar o perfil comportamental na sua empresa:

Como posso aplicar o perfil comportamental na minha empresa?


O perfil comportamental ajuda o RH em diversas tomadas de decisões. É uma ferramenta fundamental para que as empresas possam identificar as competências relacionadas ao comportamento de seus colaboradores e candidatos.

Com isso, o RH pode identificar características, aptidões e como cada pessoa reage em situações diversas. A aplicação do perfil comportamental garantirá que processos e estratégias sejam mais eficazes, trazendo resultados para todos os setores da empresa. Ou seja, transformando a gestão de pessoas da sua empresa. E em quais cenários pode ser aplicado?

– autoconhecimento;
– recrutamento e seleção;
– motivação dos colaboradores;
– gestão de pessoas;
– desenvolvimento e treinamentos;
– redução da rotatividade;
– aumento da produtividade;
– cultura e clima organizacional;
– retenção de talentos.

Podemos ver que o perfil comportamental impacta diversos setores. No momento do recrutamento e seleção, o RH pode aplicar o mapeamento em seus candidatos e identificar o perfil ideal para a vaga. Contratando assim a pessoa certa para a vaga certa.

Ao recrutar o candidato com o perfil adequado, o RH poderá desenvolver treinamentos direcionados e aplicados acima das competências da pessoa, desenvolvendo-a de forma que produza mais.

Um colaborador que se sente valorizado em uma cultura e ambiente que se assimilam aos seus valores, veste a camisa da empresa, ou seja, está engajado com a organização. Isso gera um apreço maior ao ambiente de trabalho em que está e permanece por muito tempo no local. Sendo assim, a rotatividade diminui.

Sabemos que o principal fruto de valor da empresa é o capital humano, por isso, a gestão de pessoas do RH deve ser eficaz e entender o que é e como desenvolvê-lo.

Como o perfil comportamental pode otimizar a gestão de pessoas?
Ao entender como usar o perfil comportamental na sua empresa e mapear os colaboradores, o processo de gestão de pessoas passa a ser gestão comportamental. Assim como a proposta do perfil comportamental, a gestão comportamental têm como princípio o gerenciamento das pessoas por meio do comportamento e de suas competências.

A gestão comportamental envolve todo o processo de mapeamento dos colaboradores para que o RH possa tomar decisões mais eficazes baseadas nas competências e índices, os quais o perfil comportamental consegue traçar e entregar de cada colaborador.

É possível, a partir dessa análise e identificação de perfil, promover treinamentos, desenvolvimento, retenção de talentos, engajamento de colaboradores, etc. O RH então, junto ao people analytics e perfil comportamental, têm em mãos todos os dados necessários para conseguir tomar decisões mais estratégicas.

A gestão comportamental influência de muitas outras formas a sua empresa, e traz diversos outros benefícios. Entenda definitivamente como ela impacta a sua empresa e tenha uma gestão mais estratégica.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens