Blog

Os destaques do 2020 Tech Trends Report

por:

ithsm

ithsm

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Um dos destaques da Expo 2020, a americana Amy Webb é considerada uma das principais analistas de tendências do mercado de tecnologia. No último domingo, dia 15, a consultora publicou o 13ª edição do Relatório Anual de Tendências Tecnológicas da Future Today Institute. O blog da HSM compilou os pontos-chave do relatório. Veja abaixo.

Basta estar vivo para estar sendo pontuado

Nossos dados estão sendo extraídos, refinados e produzidos para nos classificar, etiquetar e catalogar. Por quê? Para facilitar que os sistemas tomem decisões para a gente, sobre a gente e em nome da gente. Estamos vivendo uma nova era de determinismo algorítmico. Cada vez mais dependemos da IA. Sistemas para fazer escolhas, mesmo que esses sistemas nos classifiquem sem poder entender nossas nuances históricas, circunstâncias especiais e as características únicas da nossa humanidade. Centenas de empresas agora pontuam clientes. Coletivamente, essas empresas estão secretamente minando milhares dos seus pontos de dados, incluindo quantas vezes você abre aplicativos no telefone, quais dispositivos você usa, onde gasta tempo, que tipo de comida você pede para entrega e informações de mensagens enviadas aos motoristas do Uber e aos hosts do Airbnb.

Em breve, toda empresa terá acesso a robôs

No ano passado, a Boston Dynamics começou a vender seu robô quadrúpede chamado “Spot”, para fins comerciais e não militares. Enquanto isso, o AWS RoboMaker da Amazon foi criado para ajudar empresas a testarem e implementarem aplicativos de robótica inteligente em escala, usando a nuvem. Nuvem robótica e automação é um campo no qual robôs físicos compartilham dados e códigos e executam cálculos remotamente via redes. Em breve, as empresas poderão tirar proveito da robótica baseada em nuvem para uma variedade de usos, incluindo seleção estratégica de armazém em antecipação a sazonalidade dos picos de varejo, segurança em grandes edifícios e automação de fábrica. Isto também poderia ser um catalisador para afastar a manufatura de países onde os custos do trabalho humano são baratos.

Medicamentos sintéticos, micróbios e alimentos resolverão alguns dos nossos problemas

A biologia sintética envolve a criação de um organismo que ainda não existe na natureza, e algum dia ajudará a reparar genes defeituosos, livrar o planeta de toxinas, destruir células cancerígenas e ajudar a produção em massa de proteínas para o nosso consumo. Poderia ser a chave para um planeta mais saudável. Imagine um futuro em que você não tome mais medicamentos – em vez disso, as células são simplesmente reprogramadas para combater o que lhe aflige. Imagine morder um bife Tomahawk, grosso e suculento, grelhado com perfeição – um produto vegan-friendly, porque foi feito de proteínas vegetais. Há muita atividade nesse campo e muitas novas tendências que dedicamos uma seção inteira à biologia sintética.

Prepare-se para conhecer seu irmão gêmeo digital

Existem diferentes categorias de deepfakes, que incluem: malicioso, não malicioso e benigno. Os deepfakes maliciosos do ano passado incluíram as desculpas públicas de Jon Snow pelo final de Game of Thrones e Barack Obama chamando Donald Trump de “idiota completo”. Também assistimos Rasputin oferecendo uma versão convincente de “Halo”, da Beyoncé. Essa última categoria não maliciosa é mais conhecida como mídia sintética e você está prestes a ver muito dela. Descobrimos 13 tendências relacionados à mídia sintética, incluindo uma nova tendência preocupante no uso mídia sintética para contornar as leis de direitos autorais de um país.

A grande tecnologia está voltada para a agricultura

Você leu certo. Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo – Amazon, Microsoft, Walmart – estão entrando na agricultura. (Nós pensamos do Walmart como empresa de tecnologia e parede como varejista.) lançou um plano plurianual para modernizar a agricultura com dados analytics e está pilotando um programa já em duas fazendas americanas nas quais a Microsoft investiu. Walmart está abrindo sua própria embalagem de carne fábricas e instalações de processamento de laticínios, em um esforço para reduzir custos. Enquanto isso, Jeff Bezos, da Amazon, investiu na agricultura vertical.

Um novo complexo industrial mil-tech está se formando

Nossas guerras futuras serão travadas em códigos, usando dados e algoritmos como armas poderosas. A ordem global atual está sendo moldada por inteligência artificial e os mesmos países que lideram o mundo na pesquisa de Inteligência Artificial – EUA, China, Israel, França, Rússia, Reino Unido e Coreia do Sul – também estão desenvolvendo sistemas de armas que incluem pelo menos alguma funcionalidade autônoma. Algumas das maiores empresas de I.A. nos EUA começaram a fazer parceria com os militares para avançar na pesquisa, encontrar eficiências e desenvolver novos sistemas tecnológicos que possam ser implantados sob várias circunstâncias.

Quantum e edge saltaram da nossa lista de sinais fracos para a lista de tendências

Pela primeira vez, a computação quântica e a computação em borda chegaram às nossas principais tendências, e isso se deve a alguns novos e importantes desenvolvimentos de pesquisas nos últimos 18 meses. Estamos no começo de uma nova era da computação, que trará novas e poderosas máquinas e, eventualmente, permitirá mais processamento na fonte de nossos dados.

Nossas casas estão produzindo emissões digitais

As pessoas comuns não estão cientes da quantidade de dados que produzem. Coletivamente, nossas casas estão começando a produzir emissões digitais, o que inclui todos os dados não utilizados e processados ​​ativamente pelos dispositivos. Pedaços de informações nessa rede incluem coisas como a temperatura do seu corpo enquanto assiste à TV, o zumbido e o ruído ambiente que sua casa produz à noite, etc. Emissões digitais não são prejudiciais ao meio ambiente, mas são um recurso inexplorado a ser extraído e analisado – com transparência e permissões, é claro.

Vai ser um grande ano para a exploração fora do planeta

Este é um ano importante para iniciativas espaciais. Algumas das missões planejadas envolvem seres humanos, outras são apenas para robôs e um punhado trará a agricultura terrestre ao espaço. Estamos acompanhando tendências em lançamentos de microssatélites, internet do espaço, internet quântica espacial, lixo espacial e uma nova iniciativa “made in space”. Alguns estimativas avaliam a indústria espacial em US$330 bilhões, e isso poderia dobrar até 2026.

Nota do Editor: Em Novembro, teremos a HSM Expo 2020 e o evento contará com a participação de Amy Webb, considerada uma das principais analistas de tendências do mercado de tecnologia. Para mais informações clique aqui.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens