Blog

Oportunidade de crescimento longe das capitais já é uma realidade nas startups

por:

ithsm

ithsm

É inegável que a concentração da atividade econômica brasileira ainda está nas grandes cidades brasileiras. E no cenário das startups não é diferente. Segundo o último mapeamento, realizado em dezembro de 2019, pela Associação Brasileira de Startups, mais da metade delas está localizada no Sudeste. As oportunidades profissionais nestes grandes centros realmente existem, porém carregam outros desafios não tão animadores, como o trânsito caótico, maior custo de vida e a concorrência acirrada.

Porém, há uma luz no fim do túnel para aqueles que procuram aliar o crescimento profissional com uma boa qualidade de vida: as startups que atuam longe dos centros comerciais. Esse movimento tem sido a grande sacada para quem sempre sonhou, por exemplo, com a possibilidade de trabalhar a menos de um quarteirão da praia ou quem busca uma vida mais “easy going” e fugir dos congestionamentos das grandes cidades.

Os negócios inovadores instalados fora dos grandes centros oferecem tudo isso e ainda apresentam um crescimento exponencial com a oferta de bons salários, aliados ao conforto pessoal, um plano de carreira sólido e custo de vida mais barato.

Além desses benefícios acima listados, e que têm se destacado como pontos diferenciais para marcas que levam à sério seu papel de agentes empregadores, essas startups ainda oferecem um ambiente flexível e aberto para novos aprendizados e um clima leve e positivo.

É claro que, como em todo negócio, é preciso ter foco e performance, porém o que a nova geração busca é ter desafios. Imagina fazer parte da história de uma empresa em crescimento acelerado e junto a isso usufruir das oportunidade e ajudar a criar ações que promovam estímulos para cada um(a) dar o melhor de si!

Junto com a mudança de mindset dos candidatos, vemos também um forte e até obrigatório movimento das startups em atuar de forma mais eficiente com a experiência dos colaboradores e consequentemente com a marca empregadora que visa, não somente seus lucros e faturamento, mas entende as necessidades e demandas dos colaboradores e trabalha constantemente para melhorar e surpreender as pessoas com o que realmente elas mais valorizam, muitas vezes fazendo ações bem personalizadas para conquistar perfis e times com necessidades bem distintas. Tudo para que todos possam visualizar o trabalho como uma atividade prazerosa e, consequentemente, mais produtiva.

Portanto, acredite: existem vagas, oportunidades de carreiras e (claro), qualidade de vida além das grandes capitais. Dê uma pesquisada rápida e você poderá concluir que há ótimas alternativas nas startups de cidades menores, muitas vezes elas possuem maior perspectiva de crescimento acelerado do que as startups de centros maiores. Afinal, ir além dos tradicionais principais eixos empresariais também é uma forma de mostrar que você pensa ‘fora da caixa’ e deseja algo “a mais” em sua vida profissional.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens