[vc_row][vc_column][vc_column_text]Laura Lopes, gerente de marketing da Runrun.it, é jornalista de formação e passou por inúmeras redações antes de mergulhar no mundo corporativo e na pesquisa sobre a eficiência das equipes
A preocupação com o desempenho das pessoas deixou de ser papel da área de Recursos Humanos faz algum tempo. Porque, no fim das contas, o maior impacto da performance de um colaborador é em sua área. É justo, portanto, que seu gestor direto seja o profissional mais indicado tanto para reconhecer os melhores talentos para quanto a identificar formas de melhorar o desempenho mediano. E se este gestor trabalhar em uma empresa que fomente uma Cultura de Resultados, sua vida será muito mais fácil – além da empresa ter muito mais chance de ter sucesso nos negócios.
Antonio Carlos Soares, CEO e co-fundador do Runrun.it, um software de gestão de projetos e desempenho, costuma dizer que “Sem controlar o tempo, você não controla os prazos. Sem prazos, você não controla sua credibilidade. Sem controlar o tempo, você não controla os custos. Sem custos, você não controla sua lucratividade. E se você não está controlando nem sua credibilidade nem sua lucratividade, afinal, o que está gerenciando?”. O raciocínio é simples: se você não tem visão das métricas mais básicas, provavelmente sua empresa está no meio da bagunça – e está sobrevivendo por puro instinto.
Ao implementar uma Cultura de Resultados em sua empresa, você dá o primeiro passo para fazer a gestão mais completa em todas as pontas do seu negócio: da operação (melhorando a produtividade geral das áreas), dos resultados (mapeando custos e entendendo melhor as métricas a serem olhadas) e da estratégia (desenvolvendo projetos que realmente coloquem a estratégia na prática).
Quando as pessoas estão olhando para um mesmo fim ao realizar suas pequenas tarefas do dia a dia, fica mais fácil entender o valor que suas entregas têm dentro da organização. Ao divulgar de forma clara as metas e os objetivos, e possibilidades de alcançá-los, a diretoria de uma empresa começa a incutir nos colaboradores a necessidade de associar o seu trabalho a resultados. No mundo ideal, cada colaborador terá que se perguntar qual número (ou objetivo, ou meta) cada tarefa executada por ele está sendo impactado. Nenhum? Então não há motivo para ela ser feita. Este mindset é o primeiro passo para implementar uma Cultura de resultados em sua empresa.
Se quiser saber mais sobre o assunto, seguem alguns conteúdos:
Ebook: Cultura de Resultados – Só se gerencia o que se mede
Artigo: People Analytics – A tendência que está transformando a gestão de pessoas
Artigo: Conheça a metodologia de pilha, em que as tarefas são organizadas conforme sua importância
Se você tem alguma dúvida sobre Cultura e Resultados, ou quiser falar sobre outros assuntos ligados à gestão, entre em contato comigo no [email protected].[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]