Blog

O que fazer para seus clientes pagarem em dia

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Essa é uma questão central para as finanças corporativas, especialmente quando as organizações lidam com dificuldades no fluxo de caixa.

Recentemente, a Founder Society, organização que reúne jovens empresários e executivos nos Estados Unidos, perguntou a empreendedores de diferentes segmentos e tamanhos que estratégias eles adotam para fazer com que seus clientes paguem em dia.

Essa é uma questão central para as finanças corporativas, especialmente quando as organizações lidam com dificuldades no fluxo de caixa.

Entre as estratégias consideradas mais eficientes pelos empreendedores e executivos pesquisados estão:

Não temer adotar multas, mas facilitar o pagamento. O cliente deve saber que sempre que uma fatura vence ele terá de pagar uma multa diária pelo atraso. Para facilitar o pagamento nesses casos, uma boa saída é enviar uma nova fatura diariamente com o valor atualizado incluindo a multa.
Construir relacionamentos pessoais. Convide seus maiores clientes para uma conversa frente a frente e mostre por que você precisa que eles paguem nos prazos. Um encontro pessoal sempre transforma você em mais do que uma simples fatura na carteira de pagamentos.
Dar desconto para quem adiantar a quitação. Incentive o pagamento antecipado oferecendo descontos. Mesmo que apenas pequena parcela dos clientes adira a isso, haverá injeção de capital que, se usada sabiamente, pode compensar os problemas de fluxo de caixa causados por aqueles que atrasam.
Automatizar o processo de pagamento. Uma das melhores formas de fazer os clientes pagar em dia é dar-lhes a opção do débito automático.
Enviar as faturas com a antecedência adequada. Acostume seus clientes a receber a fatura sempre na mesma época do mês e com antecedência adequada – isto é, nem muito em cima da hora, para não pegá-los desprevenidos, nem muito antes, que os faça esquecer o pagamento.

Nota do editor: Vale ressaltar que teremos o Seminário HSM Damodaran on Valuation & Corporate Finance | 1º e 2 de julho com Aswath Damoradan. Saiba mais sobre o evento aqui.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens