Blog

O papel humano na jornada de geração de valor | SXSW 2018

por:

lbrito

lbrito

Ouvir um pouco do que Tim O’ Reilly tem a contribuir para nós, foi um ótimo início para o SXSW 2018. Tim compartilhou sua visão particular e diretamente conectada com a mentalidade de trazer meios de reduzir desperdícios através do pensamento Lean, bem como aumentar a produtividade para gerar mais valor para clientes e parceiros.

Ele apontou que a ideia que muitos têm de que as máquinas (sejam físicas ou um software inteligente) é ultrapassada, ameaçam empregos ou vão substituir o trabalho humano. O palestrante exemplificou isso ao mostrar como a Amazon via automação de seus processos de logística, ao invés de gerar demissões, aumentou o seu quadro de funcionários e cresceu ainda mais!

Acrescentou ainda dizendo: “Don’t replace people. Augment them!” (traduz-se: Não substitua pessoas. Amplie as pessoas). Em outras palavras, crie tecnologias que permitam às pessoas irem além e usem sua imensa e criativa capacidade, não para realizar atividades rotineiras e repetitivas, mas àquelas que efetivamente vão agregar mais valor. As pessoas ainda atuam no papel principal!

Tim comentou que a humanidade tem um potencial enorme de gerar tecnologia, mas que ela precisa ser canalizada de forma adequada. Exemplificou, comentando sobre os grandes esforços que estão sendo feitos para viabilizar entregas às residências via drones e questionou o quanto isso realmente agrega valor à humanidade.

Definitivamente a tecnologia é fantástica e parece fazer muito sentido, devendo ser viável em pouco tempo, mas não seria ela melhor aplicada se utilizada, por exemplo, para levar medicamentos e mantimentos às remotas regiões na África, onde o transporte terrestre é difícil?

Assim, Tim concluiu que precisamos observar se estamos efetivamente utilizando a tecnologia à nossa disposição para os objetivos adequados e se, mesmo com as intenções corretas, estamos efetivamente criando sistemas que atendam à essas necessidades.

O palestrante refletiu sobre estarmos ou não utilizando o potencial tecnológico e humano, com o intuito de contribuir para a humanidade e diminuir a distância entre pobres e ricos.

Este início do SXSW 2018 nos inspira a desafiar aquilo que temos como objetivo, o que estamos fazendo para atingi-lo e se, nessa caminhada, estamos ajudando a construir um mundo mais justo, no qual as pessoas são o centro e o combustível do progresso. Pense nisso!

O texto refere-se à sessão:

Do More. Do Things That Were Previously Impossible at SXSW 2018. #SXSW

Por Lilian Bahia, gerente de projetos da CI&T.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens