Blog

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Várias tendências tecnológicas que antes pareciam ideias saídas da cabeça de roteiristas de filmes de ficção científica estão se tornando parte de nossa realidade – o que não faz parte de nossa vida atual, fará em muito pouco tempo. Áreas como saúde e medicina, transporte, gestão da energia e segurança pública estão entre as que mais serão afetadas.

Como diz o empreendedor e investidor Steve Case em seu livro A terceira onda, cada vez mais o mundo físico e o digital estarão reunidos. Empresas e setor público também precisarão aprender a trabalhar em parceria, pois no futuro os limites entre público e privado serão bem mais tênues:

1. Internet das Coisas

O que é?

A partir de sensores instalados nos objetos e conectados em rede, as “coisas” passam a ser controladas remotamente de maneira fácil e precisa. A Cisco prevê que até 2020 50 bilhões de dispositivos serão conectados à internet por meio de uma rede de sensores sem fio.

Como vai afetar nossa vida?

Pode melhorar serviços públicos, com a integração de dados e prontuários, assim como o monitoramento do clima, de pacientes e do transporte, entre muitos outros. Tem aplicações nas áreas de gestão de infraestrutura, gestão de grids de energia, equipamentos médicos e sistemas de saúde, construção civil, gestão de recursos ambientais, varejo e cadeia de suprimento, comunicações, educação (estatísticas sobre aprendizado), entre outras.

2. Transformação digital e ciência de dados

O que é?

A transformação digital inclui digitalizar a experiência do consumidor, o fluxo de dados, a gestão da cadeia de suprimento, governança, relações com o governo. A ciência de dados é responsável pela interpretação dos dados que produzimos atualmente, a uma velocidade e quantidade nunca vistas. Basicamente falando, é transformar papéis em registros digitais – e extrair informações e conhecimento a partir disso.

Como afeta nossa vida?

Big data e análise de dados estão dando às empresas e aos governos as ferramentas necessárias para desvendar tendências, preferências dos clientes, dados demográficos e muitas outras informações. De forma imediata, as ferramentas podem ajudar setores como atendimento ao cliente, assistência à saúde e serviços financeiros.

3. Inteligência artificial e realidade aumentada

O que são?

Inteligência artificial (IA) é o processamento computadorizado que vai além da programação, permitindo adaptações e reações a demandas específicas e até um tipo de aprendizado, com uma melhoria contínua nas respostas ao longo do tempo. A realidade aumentada interliga os mundos físico e digital por meio de uma interface sensorial gerada por computador, como som, imagem e até cheiro.

Como afetam nossa vida?

As duas tecnologias vão mudar operações nos setores privado e público nos próximos dez anos. A IA pode compreender, diagnosticar e solucionar problemas dos clientes sem estar especificamente programada. A realidade aumentada pode melhorar a experiência de compra, por exemplo, e ser aplicada no turismo, engenharia, arquitetura, entre outras áreas.

4. Supercomputação e computação quântica

O que são?

Segundo a Lei de Moore, a capacidade de processamento dos chips de computadores dobra a cada dois anos. Chegamos, então, à era da computação quântica, na nuvem. Essa velocidade vai continuar crescendo exponencialmente. A vertiginosidade atual já permite resolver problemas 100 milhões de vezes mais rápido do que sistemas convencionais.

Como afetam nossas vidas?

A supercomputação já trouxe mudanças radicais na física, na nanotecnologia e na ciência dos materiais. Além do aumento na velocidade de processamento, essa nova modalidade também vai facilitar cada vez mais a eletrônica dos materiais vestíveis.

5. Cidades inteligentes

O que são?

A tecnologia já permite integrar transporte, energia, coleta de lixo e tecnologias e serviços de segurança, criando cidades com uma infraestrutura público-privada capaz de desenvolver medidas operacionais para prevenir, mitigar, responder e recuperar a cidade de incidentes cibernéticos, crimes, terrorismo e desastres naturais.

Como afetam nossas vidas?

Segundo a consultoria Frost & Sullivan, o potencial de mercado global combinado das áreas ligadas às cidades inteligentes (transporte, saúde, construção civil, infraestrutura, energia e governança) deve ser de US$ 1,5 trilhão. Além da informatização da saúde e do transporte, o impacto das novas tecnologias sobre a segurança pública, por exemplo, acontecerá por meio de vigilância (sensores químicos, câmeras, drones), leitores de placas de carros, tecnologias não letais, investigação forense etc.

6. Impressão 3D

O que é?

É a produção de objetos tridimensionais em camadas, a partir de programas de computador, em impressoras que utilizam matérias-primas como plástico, grafeno, metais, cerâmica, entre outros.

Como afeta nossas vidas?

A grande vantagem para o governo é que a impressão 3D pode ser customizada, produzida rapidamente, e é econômica. Usando tintas e materiais semicondutores e condutores, impressoras 3D hoje podem imprimir transistores, sensores, circuitos, baterias e telas. As opções são praticamente ilimitadas.

7. Segurança cibernética

O que é?

Está entre as principais despesas dos governos e é a maior prioridade nas pesquisas acadêmicas e de grandes empresas. São softwares que garantem a segurança no funcionamento dos sistemas de computação de empresas, governo e indivíduos.

Como afeta nossas vidas?

Nos Estados Unidos, cerca de 85% da segurança cibernética, que inclui defesa, petróleo e gás, saúde, comunicação, transporte e finanças, pertence ao setor privado e é regulamentado pelo setor público. É o aspecto crucial que mantém toda a tecnologia funcionando, garantindo a privacidade de cidadãos e órgãos governamentais.

Parece que estamos conseguindo cada vez mais compreender a tecnologia, suas aplicações e também suas implicações sociais. Mas com os benefícios vêm os riscos – é preciso acompanhar de perto esse desenvolvimento para garantir a inovação e também a segurança dos indivíduos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens