Blog

Não procrastine: problema precisa de solução

por:

Blog HSM

Blog HSM

Consultores HSM

“Antes de se impressionar com o gigante, veja a posição do sol. Afinal, pode ser apenas a sombra de um Pigmeu”

Pasmem, a frase foi criada pelo poeta alemão Friedrich Von Hardenberg Novalis no século XVIII. Estamos no século XXI e ela continua super atual! Imagine quantas pessoas você conhece que destroem ou retardam a realização dos próprios sonhos por apequenarem-se diante dos problemas, ou dar ainda mais amplitude a situações que já são naturalmente difíceis.

Ter medo de analisar e enfrentar um problema, ou retardar a solução do mesmo, é algo que acompanha há anos a humanidade. Imagine, como exemplo, a demora na troca das pastilhas de freio da roda do seu carro. Diariamente, se ouve aquele barulho chato a cada brecada e nenhuma atitude é tomada. Quanto mais tempo levar, pior fica a situação e o disco poderá ser afetado, aumentando o custo do conserto!

Imagine que a conta do banco está descoberta e utilizando parte do limite do cheque especial. Quanto mais tempo levar para cobrir a conta, mais juros será preciso pagar ao banco. Então, corte despesas, venda algo, mas cubra a conta. Imagine uma empresa que retarda a intervenção no departamento de logística, ou na compra ou manutenção de uma máquina, ou na substituição de um funcionário ineficiente. Isso tudo retarda o processo e causa custo extra. Ou seja: ao demorar para analisar, criar estratégias e agir na solução de um problema, o mesmo cresce e se tornará um GIGANTE! Então haja rapidamente na análise, criação de estratégias e na solução de um problema e ele se tornará a sombra de um pigmeu!

Elias Awad, escritor, biógrafo e palestrante.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens