Blog

Como podcasts impulsionam o microlearning

por:

ithsm

ithsm

Em uma analogia barata, os ônibus são filas que funcionam em movimento. Ao passo que o crescimento dos bancos digitais torna os afileiramentos tradicionais cada vez mais obsoletos, o transporte público continua cumprindo bem a função de te conseguir um período ocioso na correria do dia a dia. Esses momentos podem ser extensos e, muitas vezes, cansativos. Mas podem, também, ser uma bela desculpa para aprender algo novo.

Quem vive em uma cidade grande sabe o quão complicado é depender do transporte público em horários de pico. Certos ambientes são tão cheios que até pegar um livro para ler parece ser uma tarefa impossível.

Sorte nossa que, de tantos anos para se viver, estamos justamente na época em que os fones de ouvido existem. Com eles, é possível habitar um universo completamente novo ao entrar no vagão lotado. Os podcasts entregam experiências inéditas e extraordinárias. Por meio deles, é possível recompensar o tempo perdido nos micro-momentos do dia a dia.

Há quem use os podcasts de notícias diárias para começar seus dias e antes de chegar no trabalho já está a par do que está acontecendo no mundo. Alguns programas oferecidos pela CBN e Globo, por exemplo, apresentam profissionais qualificados comentando o que de mais importante é necessário saber naquele dia.

Na minha opinião, porém, a melhor forma de aproveitar a ferramenta é consumindo os episódios com o intuito de aprender uma coisa nova ou se inspirar para se tornar uma pessoa melhor.

Diversos podcasts apresentam conteúdos originais e extremamente engenhosos sobre assuntos de diferentes motes que ajudam a aprimorar skills fundamentais para o mercado de trabalho e até para a vida pessoal.

Alinhado ao fato da maioria deles ser gratuita para escutar, a ferramenta é uma tendência consolidada e vai gerar cada vez mais impacto na sociedade. Com a crescente demanda, o surgimento de inúmeros podcasts dos mais variados tipos e temáticas permitiu que qualquer pessoa possa encontrar o que mais lhe agrada.

A constância e qualidade do CBN Professional, Masters of Scale, Kwik Brain e Meditative Story são particularmente incríveis e os participantes conhecem muito o tema que abordam nos episódios.

Foi natural, portanto, que a prática de ouvir podcast diariamente se tornasse quase parte do meu cotidiano. O podcast transforma trajetos, filas e o famoso “tempo perdido” em momentos mais agradáveis e menos ociosos.

Além disso, saber aproveitar esses pequenos períodos para aprender algo novo subverte todo o prejuízo imaginado em ganhos reais.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens