Blog

Livros do mês: 3 livros de líderes inovadores para você começar a ler em abril

por:

ithsm

ithsm

Quantos livros você conseguiu ler no último mês? A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontou que, em 2018, o brasileiro chegou a ler cerca de 5 livros. Apesar de o índice ter melhorado, ainda é pouco! Aproximadamente 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Além de todas as dificuldades culturais e da falta de tempo para a leitura em meio a uma rotina tão atribulada, os livros ainda são uma das maneiras mais eficazes de se aprender algo novo e de se manter atualizado. E para que a leitura se torne um hábito, o ideal seria deixar o celular e as redes sociais um pouco de lado e tentar separar um tempo na sua agenda diária para ler um novo livro.

Tanto para quem quer começar a ter o costume de introduzir a leitura no seu dia a dia, quanto para quem já tem a mania de carregar um livro na bolsa ou mochila, indicamos alguns títulos que você pode começar a ler agora no mês de abril e que ainda podem te oferecer uma nova perspectiva para os seus negócios.

1- Faça Tempo – Jake Knapp e John Zeratsky

Você já deve conhecer o Jake Knapp, ou pelo menos seu best-seller Sprint, onde ele explica como criou o método do Design Thinking. Agora, em seu novo livro, Faça Tempo, Jake Knapp e John Zeratsky buscam maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo na hora de realizar suas tarefas. Para isso, eles criaram táticas mais eficientes e uma estrutura diária de quatro passos, a fim de que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar seu próprio dia, de maneira mais sistemática e produtiva.

Mas se você espera por alguma fórmula padrão sobre produtividade ou ainda soluções irreais, não irá encontrar nada disso. O livro se destaca justamente por ser um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida com o objetivo de fazer você se libertar das constantes distrações do dia a dia e priorizar o que é realmente importante.

2- Thrive – Arianna Huffington

Nesta obra, Arianna Huffington – presidente e editora do site de notícias Huffington Post por mais de 11 anos e presença garantida na HSM Expo 2019 – argumenta de forma clara e convincente sobre a necessidade de redefinir o que significa ser bem-sucedido no mundo de hoje. A partir de suas experiências pessoais, Arianna começou a se questionar sobre o preço do sucesso após ter sofrido um desmaio devido ao cansaço extremo e à privação do sono.

Em Thrive, ela afirma que a busca incessante pelas métricas tradicionais de sucesso – dinheiro e poder – levou a uma epidemia de doenças relacionadas como burnout, crises de ansiedade, depressão, além de contribuir para um desgaste na qualidade de nossos relacionamentos, em nossa vida familiar e, ironicamente, em nossas próprias carreiras. Com base na mais recente pesquisa e em descobertas científicas nos campos da psicologia, Arianna mostra, nesta obra, o caminho para uma revolução em nossa cultura, nosso pensamento, nosso local de trabalho e nossas vidas.

3- Comportamento Inadequado – Richard H. Thaler

Richard H. Thaler, ganhador do prêmio Nobel, passou sua carreira estudando a noção radical de que os agentes centrais da economia são os seres humanos, ou seja, pessoas previsíveis e propensas a erros. Neste livro, o economista relata a luta para trazer a disciplina acadêmica de volta à Terra – e mudar a maneira como pensamos sobre economia, nós mesmos e o mundo.

Unindo algumas descobertas recentes da psicologia humana a uma compreensão prática de incentivos e comportamento de mercado, Thaler ensina os leitores sobre como tomar decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais imprevisível. Ele revela como a análise econômica comportamental abre novas maneiras de olhar para tudo: as finanças domésticas, o modo como vemos televisão, abrimos um escritório novo, desenvolvemos projetos pessoais ou profissionais e até como criamos negócios alternativos semelhantes à Uber.

Agora que você já tem essas dicas, é só escolher qual deles será o seu livro de cabeceira do próximo mês!

Natália Fazenda
Área de Conteúdo da HSM

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens