Blog

Liderança e ideias criativas prosperam em ambientes mais divertidos

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A diversão no ambiente de trabalho ajuda a combater os efeitos negativos da vida moderna

Há evidências de que tornar o trabalho mais divertido beneficia não apenas as lideranças e os funcionários, mas o negócio como um todo. Ainda mais em uma era em que tem desaparecido progressivamente para os gestores a separação entre o lar e o trabalho.

Esse fenômeno traz vantagens, mas tem também suas inconveniências, que precisam ser solucionadas. Para David Slayden, diretor-executivo da BDW, aceleradora focada em inovação, um dos graves problemas do fim da separação entre o escritório e a residência é que principalmente os líderes acabam levando para casa cada vez mais as preocupações relativas ao trabalho.

Em artigo no Entrepreneur, ele defende a ideia de que, em vez de encorajar seus líderes a trabalhar nos fins de semana, as organizações deveriam inverter o processo, visando ter equipes mais produtivas. Para fazer isso, ele sugere que elas encorajem seus funcionários a ter mais diversão no escritório durante o horário comercial.

O Google, por exemplo, usa a regra do 80/20, segundo a qual o colaborador pode dedicar 80% do tempo ao trabalho principal e 20% das horas no escritório a passatempos e projetos pessoais.

Pesquisa de 2010 da IBM com 1,5 mil CEOs já havia mostrado que 60% deles consideravam a criatividade uma das mais importantes qualidades de um líder. Para encorajar a criatividade de seus gestores, uma organização deve avaliar investir em atividades de recreação como uma forma de elevar os níveis de liderança e pensamento criativos. Uma máquina de fliperama ou um console de videogame na sala de café já pode ser um bom início.

Para Slayden, os jogos ensinam regras e reforçam a importância dos limites. E ser capaz de perceber as limitações é ótimo para forçar o aumento da criatividade e da liderança. Pesquisa realizada pela Cornell University mostrou que jovens que praticam regularmente esportes coletivos no ensino médio têm altos níveis de liderança e de sucesso em suas carreiras. Os jogos também nos ensinam e ajudam a desenvolver importantes habilidades para trabalhar em equipe.

A diversão no ambiente de trabalho ajuda a combater os efeitos negativos da vida moderna. Os executivos decididos a conseguir equilíbrio entre trabalho e vida pessoal conhecem isso. Eles sabem que incentivar suas equipes a formar bandas que compitam umas com as outras no Guitar Hero durante o horário de expediente, por exemplo, é uma boa forma não só de aliviar o estresse como também de aumentar os níveis de criatividade e de colaboração entre os funcionários.

Liderança criativa é um dos temas da HSM ExpoManagement 2015, que acontece de 9 a 11 de novembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Nota do editor: Para saber mais sobre a HSM ExpoManagement 2015 e todos  os temas que serão tratados, clique aqui.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens