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IA generativa: uma grande aliada para a sua empresa

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Perplexo, atônito, atordoado, surpreso, assustado. Eis a lista de adjetivos que o Chief Strategy Officer (CSO) da Digibee e facilitador do programa “Digital on Board” powered by HSM, Flavio Pripas, utiliza para descrever como ele se sente a cada vez que estuda as ferramentas e algoritmos de AI (Inteligência Artificial) de última geração.

Atualmente, muito se fala sobre Chat GPT e IA generativas. Mas será que saberemos explorar o verdadeiro potencial dessas novas tecnologias? Flavio Pripas acredita que sim, mas garante que é preciso estar preparado para lidar com cada uma delas e tomar alguns cuidados ao utilizar estas ferramentas.

“A IA é estudada há muitos anos, mas, pela primeira vez, as pessoas conseguiram extrair valor dessas ferramentas. Com o Chat GPT, por exemplo, você pode conversar. Com a IA generativa, você consegue até criar uma música e isso, simplesmente, fascina as pessoas pois elas conseguem ver a tecnologia gerando valor imediatamente”, garante Pripas.

O especialista em inovação afirma ainda que ferramentas como o Chat GPT tem a capacidade de revolucionar a forma como produzimos conteúdo. “O que vai acontecer agora com todo produtor de conteúdo que deve produzir um texto mais complexo é que parte deste conteúdo será gerado a partir de uma dessas ferramentas de IA e a outra parte será autoral”, explica.

Considerando este cenário, Pripas faz um alerta: “o Chat GPT ainda é uma primeira versão disponível ao público. Ele escreve muito bem, mas os fatos apresentados ali ainda não estão validados. Ou seja, é muito importante sempre verificar se os dados apresentados estão, de fato, 100% corretos”.

Pripas aproveita para dar uma importante recomendação: “é imprescindível que os conselhos das empresas estejam atentos a cada nova tecnologia. A maior preocupação dos conselhos é com a sustentabilidade e a persistência da empresa ao longo do tempo. Para serem relevantes, as empresas devem estar abertas a novas tecnologias, novas formas de trabalhar, novas ferramentas, novas máquinas e novos algoritmos”.

E completa: “a própria competitividade da empresa é diretamente relacionada ao melhor uso das novas tecnologias. Sendo assim, é muito importante que os conselhos estejam de olho nas IA generativas. Se qualquer pessoa pode gerar um texto de forma muito mais rápida e fácil, a empresa pode e deve fazer uso desta tecnologia. Saber incorporar as novas tecnologias em seu dia a dia vai ser o diferencial para que a empresa não perca competitividade”.

Em relação às lideranças, de acordo com Flavio Pripas, é fato que novas tecnologias trazem inseguranças. “Existe até um termo que é o ‘technological unemployment’, que é o desemprego causado pela tecnologia. E isso vai acontecer, mas o fato é que a cada revolução tecnológica nós teremos as pessoas que vão se adaptar e as pessoas que não vão se adaptar”.

E finaliza: “as novas tecnologias vão trazer mais abundância para a humanidade, mas, enquanto não estamos 100% adaptados, isso não será algo confortável e é completamente natural que isso gere ansiedade até que a gente aprenda a conviver com todas essas novidades. O importante é entendermos que, no final das contas, a tendência é que o mundo se torne cada vez mais produtivo”.

Novidades tecnológicas surgem a todo momento, mas como o especialista Flavio Pripas explicou “é preciso estar preparado!”. Quer ser capaz de tomar decisões mais assertivas, compreender os novos modelos de negócios digitais e conhecer as maiores tecnologias exponenciais e seus impactos nos negócios? Então, acesse https://hsmmkt.com/digital-on-board/ e participe do principal programa de formação de conselheiros e conselheiras do Brasil!

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