Blog

HSM Expo Now: Jornada Ser – Os 4 compromissos

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

A HSM Expo Now começou hoje com a proposta de te guiar por uma jornada de autoconhecimento e de construção de novos futuros.

Ser, Sentir e Fazer Sentido. A partir desses três pilares, nossa jornada traz as discussões para decifrar os desafios do presente — e antecipar cenários futuros. E o start é o Episódio Zero, uma importante jornada de autoconhecimento desenvolvida em parceria com a equipe Gravidade Zero. Um momento para esvaziar a mochila, repensar paradigmas e experimentar novos olhares para desafios sem precedência.

Check-In Emocional

A instrutora de meditação e analista comportamental, Tania Mujica, era uma empreendedora extremamente ansiosa que passou por uma profunda transformação ao encontrar o equilíbrio entre os extremos de uma rotina corrida e o desejo de se sentir plena em todas as áreas de sua vida.

Em sua apresentação, Tânia trouxe os perigos de nos conectarmos apenas com aqueles que concordam conosco. “Quando escutamos apenas pessoas que pensam exatamento como nós, vivemos dentro de bolhas, redomas confortáveis e lindas. Mas bolhas são frágeis, se baseiam na falsa impressão de que estamos todos conectados por um mesmo ponto de vista”, afirma.

Segundo Mujica, a escuta ativa permite que estejamos presentes e entendamos o que está por trás das palavras e opiniões. “É no ato de se permitir verdadeiramente ouvir o outro, sem buscar denominadores em comum, que nos deparamos com ideias autênticas, capazes de nos transformar“, afirma.

O Emergir da Grande Potência – Adeus massa, bem-vindo coletivo

Dante Freitas é egresso da Singularity University e, hoje, atua como chapter da instituição aqui no Brasil, em Recife. Ele é um dos fundadores do Gravidade Zero, um laboratório de inovação e impacto social cujo princípio é nos libertar das normas e fazer com que a gente aprenda a desaprender.

Em sua apresentação, Dante reflete sobre a meta corporativa por impacto de milhões, sem que os profissionais desfrutem da busca pelo auto impacto. Abrindo mão do prazer em se satisfazerem ao se conectarem com o que causa identificação dentro de suas próprias áreas de atuação e na vida particular.

Ainda nesse contexto, Dante propõe a transgressão como exercício de coerência com nós mesmos. “A coisificação do ser vem da ideia de massa. Educação para a massa, saúde para a massa. Afinal, quem é a massa? Não podemos nos esquecer que a subjetividade não se desatualiza, a objetividade sim“, provoca.

Os 4 Compromissos

Don Miguel Ruiz foi considerado em 2016 pela revista Watkins Mind Body Spirit a 28.ª pessoa espiritualmente mais influente do mundo, numa lista encabeçada pelo Dalai Lama e pelo Papa Francisco.

Internacionalmente conhecido de “As Quatro Verdades”, bestseller do New York Times durante mais de sete anos, e “O Mestre”, seus livros venderam mais de sete milhões de exemplares só nos Estados Unidos e foram traduzidos para dezenas de línguas em todo o mundo.

Dedicado a vida a partilhar a sabedoria da ancestral cultura tolteca através dos seus livros, conferências e viagens por todo o mundo, Ruiz propôs uma reflexão sobre quem afinal de contas somos nós mesmos e qual é nossa real história.

Se você notar, na história da sua vida, há tantas mentiras que você adota como verdade. Isso porque investimos nossa fé nas nossas crenças. Todos nós fazemos interpretações de acordo com o que acreditamos. Quando colocamos as mentiras de lado, nos deparamos com a coisa mais assustadora que pode surgir: nós mesmos. É aí que colocamos em questão tudo que acreditamos sobre quem somos“, afirma.

O escritor ainda colocou luz sobre a oportunidade de fazer com que pessoas floresçam com a leitura dos seus livros ao abrirem mão da domesticação – um sistema de recompensa e punição praticado por cada indivíduo de acordo com suas metas. “Essa domesticação corrompe uma bonita tradição humana de nos conectarmos com nossa essência, nossa identidade, nossa espiritualidade”, complementa.

Ao final de sua palestra, Don Miguel Ruiz foi entrevistado por Murilo Gun que trouxe questões como criação de filhos, amor ao próprio corpo, exercício do amor incondicional e reiterou os quatro compromissos propostos em seu best seller:

O primeiro compromisso: Seja impecável com sua palavra
O segundo compromisso: Não leve nada para o lado pessoal
O terceiro compromisso: Não tire conclusões
O quarto compromisso: Sempre dê o melhor de si

O Emergir da Grande Potência – O Acaso

Renan Hannouche foi listado em 2019 pela Forbes Under 30 como um dos jovens empreendedores promissores em tecnologia e inovação. E é um dos fundadores do Gravidade Zero.

Sua jornada está apenas começando. Esse é só o primeiro dos sete encontros online e gratuitos que teremos juntos na HSM Expo Now! 2021.

No próximo dia 28, estaremos com Jamais Cascio (Mundo BANI) e Alexandre Pellaes (Conhecimento na Prática). Para acompanhar o evento, basta se cadastrar nesse link.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens