Blog

Como as HR Techs estão mudando o setor de Recursos Humanos?

por:

ithsm

ithsm

Para começar, vamos explicar o que HR Tech significa! A sigla HR é a abreviação em inglês do termo Human Resources (ou Recursos Humanos). Já o termo tech é a abreviação de technology. Ou seja, HR Techs são empresas focadas em tecnologia para a área de recursos humanos.

As HR Techs são empresas que têm como propósito transformar a vida do RH. Em linhas gerais, o objetivo dessas iniciativas é facilitar, melhorar ou transformar positivamente os processos da área por meio de softwares e tecnologias inovadoras que automatizam os processos, melhoram a gestão de tempo, diminuem custos e mão de obra ou, no nosso caso, trazem maior assertividade para escolha de talentos.

As startups desse segmento podem seguir demandas de diferentes verticais, como talent acquisition, employee engagement, treinamento & desenvolvimento e muitos outros aspectos que envolvem esse universo de recursos humanos. Falando nos benefícios trazidos por startups desse meio, encontramos entre eles, a análise de dados, o que faz com que o RH tome decisões mais assertivas baseados em dados reais e relevantes para a empresa. Também podemos citar a agilidade no recrutamento & seleção e no acesso a informações.

Na outra ponta, temos os candidatos. Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, as empresas tiveram que se moldar e aplicar novos formatos de recrutamento & seleção. Mas, para responder melhor esse ponto, vamos começar pelo processo de inscrição. Quando falamos em formulários de inscrição muito extensos, a pesquisa HR Thinking 2019, descobriu que 61% dos talentos desistem de se inscrever para a vaga por conta disso. Já 55% dos candidatos, deram nota 9 ou 10 para inscrições feitas por meio de chatbot. Ou seja, os próprios candidatos estão abertos para o novo.

Voltando aos desafios internos do RH, podemos citar também a automatização de processos como uma evolução trazida por HR Techs. E essa evolução, gerou um ganho de tempo para o RH que hoje pode se concentrar em outras atividades importantes, que muitas vezes acabam se perdendo na loucura do dia a dia.

Por fim, uma HR Tech traz em si não só as facilidades que as tecnologias nos proporcionam, mas também um novo modelo de cultura dentro das empresas, fazendo com que a área consiga se destacar sendo mais inovadora, e muito mais estratégica.

Todas essas transformações fazem parte do mundo digital que vivemos e está em constante evolução. São muitos os setores que têm sofrido com isso e o RH não poderia ficar de fora!

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens