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“Grandes empresas não fazem disrupção: esse é o trabalho das startups”, afirma David Roberts

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

O 9º Executive Program chegou ao fim nesta quinta-feira (21/06). Com isso, vários insights e aprendizagens ainda estão borbulhando na cabeça dos participantes e há muito o que colocar em prática.

Mas, antes do “até logo”, já pensando na próxima edição, David Roberts, expert da SingularityU e premiado CEO, fez questão de dar destaques ao modelo de negócio de startups.

Por conta de sua construção e posição no mercado, o especialista em empreendedorismo destacou tamanha capacidade, plasticidade e oportunidade que este tipo de negócio permite. Com uma organização disposta diferente, as startups conseguem produzir disrupções com mais facilidade.

Ao afirmar isso, David trouxe também a reflexão sobre a diferença entre inovação e disrupção. Para o especialista, fazer as mesmas coisas, só que de uma forma mais eficiente, é uma capacidade de inovar. Enquanto que a forma disruptiva está em fazer novas coisas e tornar as antigas obsoletas.

“Estamos falando sobre disrupção inovativa há mais de 30 anos, mas as duas coisas não são a mesma coisa”, deixou claro o especialista da SingularityU.

A guerra interna nas organizações

Para o premiado CEO, as empresas grandes normalmente se dividem em departamentos, de níveis hierárquicos, que acabam separando e alienando cada área existente.

Nesse sentido, se há uma ideia proposta por um setor, ela ou demorará para chegar em outros ou terá uma grande rigidez que vai reprimir a ideia disruptiva: “Assim, as ideias morrem sem nem colocarem-na em prática”.

Afinal, há um medo. Disrupção significa que há a necessidade de tentar entender uma questão da sociedade, que pode ainda não ter um mercado completamente definido e, por isso, se torna um tanto quanto imprevisível. Por isso, é necessário trazer consumidores, enquanto revê seus próprios planos, e ter uma ação flexível, que garanta a segurança desta empreitada.

Enquanto isso, a inovação está pensando sobre um problema já entendido, em um mercado estruturado, com métodos tradicionais e que precisam de uma execução da organização.

São concepções diferentes e que exigem nosso maior entendimento para assimilarmos as dificuldades dessa jornada que é empreender. Uma empresa se intimida com essa situação. Mas, como David retoma, as tecnologias exponenciais e novas ferramentas que estarão no mundo trarão transformações, com mais maleabilidade e flexibilidade.

Com o tempo, estes instrumentos digitais estarão presentes em todos os setores da sociedade. Para o especialista, será algo necessário para as organizações:

“Nós seremos incrivelmente poderosos com este tipo de tecnologia, de uma forma que ninguém imagina. Podemos até não gostar do que estamos nos tornando ou do que já somos, mas podemos fazer diferente se começarmos a procurar a disrupção com um propósito e não apenas aumentar nossa eficiência.”

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