[vc_row][vc_column][vc_column_text]Olhe para trás e avalie o quanto sua vida de hoje é mais dinâmica que 15, 20 anos atrás. Se você tem idade para fazer essa comparação, saberá por vivência própria que muitas das ferramentas que usamos hoje no trabalho não existiam naquela época – sobretudo aquelas que se baseiam na internet. Essa mudança não é diferente em relação às pessoas que trabalham conosco. Certamente você tem colegas que tinham acabado de nascer naquela época, ou eram muito pequenos. Essa geração, chamada de millenials ou Y, tem aspirações muito diferentes das suas – seja você um integrante da geração baby-boomer (nascidos entre meados da década de 1940 e 1960) ou X (nascidos até o início da década de 1980).
Esses jovens desejam frequentar ambientes de trabalho mais horizontais, igualitários, nos quais possam apoiar não só seu futuro profissional como também compartilhar seus ideais. Foram eles, afinal, que levantaram a pauta da diversidade. Eles querem, acima de tudo, partilhar do propósito da empresa (leia sobre a importância de ter um propósito aqui). Em sua visão, esta seria sua forma de transformar o mundo.
Diferente das gerações X ou baby-boomer, em que as decisões mais importantes partem das pessoas com maior salário (os profissionais “hippo”, leia mais sobre eles aqui), os jovens atuais querem debater e exigem respostas para suas perguntas. Isso pode tanto causar conflito geracional quanto servir de desculpa para a formação de uma cultura que valoriza bons argumentos.
A liderança corporativa de hoje deve se focar em ser um ponto de encontro para ideias e comportamentos diversos, equilibrando o respeito à experiência e a ousadia da novidade. Mais do que gerenciar conflitos, deve promover a união, inspirar, ter visão. O líder de hoje deve deixar a aspereza em casa e levar gentileza para o escritório, afinal, todas as gerações valorizam firmeza de caráter e inteligência emocional para enfrentar os desafios. Sua função é unir o melhor das gerações.
Você mudou com as mudanças da sociedade? Veja neste artigo sobre gestão de pessoas se você está acompanhando as transformações do seu tempo.
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Laura Lopes, gerente de marketing da Runrun.it, é jornalista de formação e passou por inúmeras redações antes de mergulhar no mundo corporativo e na pesquisa sobre a eficiência das equipes
Se você tem alguma dúvida sobre liderança de equipes multigeracionais, ou quiser falar sobre outros assuntos ligados à gestão, entre em contato comigo no [email protected].[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]