Blog

Especialista sugere que em 2019 as empresas se organizem e aperfeiçoem constantemente as táticas para crescerem

por:

ithsm

ithsm

João Roncati, explica quais são dois conceitos essenciais para pensar em estratégia e ter um ano com ganhos no negócio.

Estar preparado para um novo ano requer planejamento e atenção dos empreendedores às metas corporativas que fazem o negócio ganhar vantagem competitiva e despontar entre a concorrência. Estabelecer estratégias de sucesso, assim, deve estar no topo das prioridades de executivos e gestores, visto que o setor empresarial ainda aguarda os reflexos que só devem ser percebidos agora em 2019 no Brasil.

Definir caminhos, objetivos e métricas de desempenho é primordial para manter a empresa a todo vapor, seja no varejo, na prestação de serviço ou em outro segmento. Esta é avaliação do diretor geral da People+Strategy, João Roncati, que também pondera outros dois fatores fundamentais na definição de uma estratégia de sucesso.

“Considero que tempo e informações refletidas na forma de geração de conhecimento são os trunfos de um empreendedor que quer começar 2019 direcionado para o cumprimento do plano, sem deixar, digamos, a peteca cair entre um semestre e outro”, explica.

“É interessante notar, entretanto, que não há uma receita de bolo para todos seguirem. O que deve ser levado em conta, assim, é a organização e o aperfeiçoamento das táticas de atuação que o próprio empresário determinará para seu negócio”, avalia o especialista. “Sem essa reavaliação constante, aliada a objetivos relevantes, as empresas correm o risco de passarem o ano perdidas dentro do mercado e até, em um panorama mais difícil, encerrarem as atividades”.

Fato é que pontuar a trajetória empresarial para 2019 pode evitar que a companhia faça parte de uma estatística indesejável. Dados do IBGE mais recentes, referentes ao período de 2013 a 2016, mostram que 341,6 mil empresas foram fechadas no Brasil. Segundo o órgão, 76,8% eram do segmento do comércio.

Apesar de não ser informada a causa do fechamento das companhias e de os números refletirem um momento de crise no país, o índice serve de alerta para o mercado corporativo.

João Roncati Diretor geral da People+Strategy.
A People+Strategy Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de consultoria que integra a abordagem de Estratégia e Planejamento, com a implementação da Gestão por Competências e o Desenvolvimento Humano. Atua fortemente com business efficiency, mudança organizacional e cultura empresarial. Mais informações em: www.peoplestrategy.com.br

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens