Blog

Dicas de liderança e alta performance para aprender com o filme Invictus

por:

lbrito

lbrito

Essa semana já começou a Copa do mundo, mas o primeiro jogo do Brasil vai acontecer só no domingo. É claro que você já separou este dia inteiro para se preparar para assistir ao jogo, e fazer todo aquele ritual entre os amigos.

Mas você pode aproveitar o sábado para assistir um bom filme em família, e ainda aprender bons conselhos de liderança e alta performance com o filme “Invictus”, que conta a história do Mandela.

A trama mostra a conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela Seleção Sul-Africana, organizada no País após o apartheid, que causou muita divisão. Mas o esporte serve só como plano de fundo para estratégia de Mandela em reconstruir a paz de sua nação.

E é nessa estratégia que você descobre o motivo que o fez um líder tão admirado e aclamado até hoje. Para te convencer ainda mais a ver o filme, confira alguns aprendizados sobre estratégia, liderança e como construir um time de alta performance:

  • União

Como líder, Mandela viu seu país dividido sócio e economicamente devido à divergência racial. Sendo assim, ele usou uma paixão nacional para unir seu povo: o esporte. Sua atitude foi totalmente estratégica, e deu certo! Uma boa liderança é aquela que consegue manter sua equipe unida por um mesmo propósito.

  • Proximidade

Outra característica impressionante do líder, é que ele se mantém próximo das pessoas que compõe suas equipes, se fazendo presente, sendo cuidadoso, perguntando sobre suas dificuldades e desafios. Manter essa proximidade ajuda muito a motivar seu time, e Mandela soube fazer isso como ninguém.

  • Individualidade

Um trabalho em equipe é sempre melhor executado do que um feito por uma pessoa só. Mas um bom líder é aquele que respeita a individualidade de cada um dentro da sua equipe, deixando claro que cada pessoa ali é parte importante de um todo, para obter sucesso no resultado final. Essa característica fica bem clara em vários momentos do filme.

  • Gestão de pessoas

Mandela tinha uma capacidade fantástica em transformar quem o rodeava em pessoas melhores. E essa é um aprendizado de ouro para construir um time de alta performance. Uma liderança de sucesso é aquela em que o líder consegue tirar o melhor de seus colaboradores. Antes de ser um gestor de resultados, ele é um construtor de pessoas.

O filme é inspirador por muitos outros motivos, mas só esses quatro já dão uma bela prova dos aprendizados que você pode encontrar nele.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens