Blog

Cuidado com o “Day After” do sucesso

por:

Blog HSM

Blog HSM

Consultores HSM

Não há como negar que a grande maioria das pessoas, sejam elas empresárias/os, executivas/os, profissionais liberais ou de carreira, busquem vencer naquilo que fazem. A busca se dá pelo triunfo e reconhecimento profissional e pessoal, e também financeiro. Ao menos essa deve ser a ordem dos resultados, pois, primeiro realizamos para depois receber recompensas.

Mas aqui levanto esta situação que um dos meus biografados, o doutor Affonso Brandão Hennel, um dos empresários mais bem preparados do Brasil, fundador da Semp Toshiba e da Semp TCL, traz em suas inúmeras e ricas reflexões: “O ponto de incompetência pode suceder o ponto de competência máxima”!

A frase expressa muito bem uma situação real e que você, eu e muitas outras pessoas viveram ou talvez tenham protagonizado. Vou exemplificar com o futebol, onde atuei como repórter das principais emissoras de TV do país por quase duas décadas. A regra mostra que o campeão de uma competição dificilmente irá lutar pelo bicampeonato na temporada seguinte. É mais fácil que a equipe termine em posições intermediárias ou que se posicione na ponta de cima da tabela.

O ponto de competência máxima é o título! Ali começa um novo ciclo, uma nova etapa, onde a equipe campeã passa a ser o “alvo” a ser “atingido” pelas concorrentes. E como evitar que esse “alvo” seja acertado? Ora… tornando-o menor! Para isso, a equipe técnica e a diretoria da equipe campeã precisam entender que mesmo com a conquista do título existem falhas que precisam ser eliminadas.!

A equipe que segue por esse caminho busca entrar pra o seletivo hall dos bicampeões; a equipe que despreza os alertas seguirá por um caminho ineficiente e que a levará a passar despercebida na temporada. A mesma lógica serve para a nossa vida pessoal e profissional! Se você conquista, namora ou se casa com o seu grande amor, se busca cultivar boas relações com os amigos, há uma sequência de atitudes que devem ser tomadas para que a “chama” se mantenha sempre bem acesa e intensa; caso contrário, ela se apaga…

Na vida profissional a “receita” se repete! Se a sua empresa vive o melhor momento… se você foi contratado pela companhia dos seus sonhos… se você foi promovido a gerente, diretor ou presidente… se você conquistou um grande cliente… tudo isso mostra que o seu desempenho o levou até o ponto em questão, mas que para se manter ali ou mesmo alcançar voos mais altos, serão necessários esforços, estudos, pesquisas, contatos, estratégias, networking, criatividade e outros fatores que representam diferenciais daqueles que não ap enas buscam, mas que se mantém no sucesso!

“O ponto de incompetência pode suceder o ponto de competência máxima”!

Avalie qual o ponto de competência máxima que você busca para sua vida e carreira hoje! Depois de alcançá-lo, dedique-se e comprometa-se de corpo e alma para que o sucesso seja tão grande que haverá a necessidade de se criar um novo ponto de “competência máxima” a ser atingido!

Se você colocar esse modelo de conduta em prática, certamente irá ajudar a transformar a frase criada pelo doutor Affonso Brandão Hennel, que ficará assim:

“O ponto de incompetência nunca sucederá o meu ponto de competência máxima”!

Elias Awad
Escritor, Biógrafo e Palestrante
[email protected]
www.youtube.com/eliasawad

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens