Blog

Conheça o FILE, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que desembarcou em São Paulo este mês

por:

lbrito

lbrito

Sem dúvida São Paulo é a capital da diversidade, e o que não falta aqui são opções para se divertir. Seja passar a tarde em um parque, andar de bicicleta na Paulista no domingo, visitar alguma exposição ou ir a um festival, há eventos para agradar a todos os gostos.

E se você é desses que adora um festival cultural que traz uma temática diferente e inovadora, com certeza vai adorar conhecer o FILE. File é a sigla que nomeia o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, e sua 19ª edição chegou à capital paulista agora em julho, no dia 4.

Com o tema “O corpo é a mensagem”, o festival aborda o paradoxo entre o físico e o virtual, com exibições de obras que representam o corpo e o impacto que o uso da tecnologia causa nele.

Por meio da realidade virtual, o público tem a oportunidade de experimentar as diferentes sensações tecnológicas, como na obra dos holandeses Frank Kolkman e Juuke Schoorl, “Outrospecter”, onde o usuário sente que está flutuando fora do próprio corpo, situação essa que muitos pesquisadores chamam de “estado de quase morte”, estudado em alguns pacientes em coma.

Com obras desse tipo, o festival procura questionar e levantar discussões sobre a mortalidade e o fim da vida. Em outra instalação, na obra dos japoneses Akihito Ito e Issey Takahashi, sincroniza-se, por meio de estímulos auditivos, táteis e visuais, o batimento cardíaco de uma pessoa com o batimento de outro usuário com o intuito de simular a comunicação humana primitiva.

Desde 2000 a mostra é realizada anualmente no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, 1313. Em todas as edições abrem-se discussões pertinentes e inovadoras sobre a apropriação que os artistas fazem das tecnologias eletrônicas e digitais. Mais do que simplesmente admirar, cada participante é convidado a experimentar as obras, isso faz com que ele saia do File com uma vivência única.

O festival acontece até o dia 12 de agosto e a entrada é gratuita. Aproveite estas semanas para dar uma passada por lá!

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens