Blog

Confira as principais tendências tecnológicas de 2024 que serão discutidas no SXSW 2024!

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

No mundo em rápida transformação da tecnologia, a sessão da manhã do primeiro dia de SXSW 2024 mostrou que está pronto para reunir mentes brilhantes e visionárias para discutir as últimas tendências que moldarão o futuro.

Ferramentas generativas, que produzem texto, imagens e vídeos a partir de prompts, estão revolucionando a indústria tecnológica, fazem parte desta construção. Porém, há muito mais do que isso que a Inteligência Artificial ainda prospectará: a preocupação ambiental está cada vez mais presente nestes festivais de inovação, pesquisas genéticas e transformando cada vez mais nossa capacidade de inteligência por computação e automação…

Para isso, neste primeiro dia fizemos um apanhado de 10 tendências para compreendermos o conteúdo que será discutido no SXSW:

IA Onipresente

Estamos entrando na era da IA. Centenas de milhões de pessoas interagiram diretamente com ferramentas generativas, como o ChatGPT, que produzem texto, imagens, vídeos e muito mais a partir de prompts. Sua popularidade reformulou a indústria de tecnologia, tornando a OpenAI um nome familiar e levando Google, Meta e Microsoft a investirem pesadamente na tecnologia.

Energia Solar

Este tipo de energia limpa está sendo rapidamente implantada em todo o mundo e é fundamental para os esforços globais de redução das emissões de carbono. Além disso, estamos começando a aprofundar as pesquisas nessa área, coisa que demorou anos para acontecer, afinal, a maioria da luz solar que atinge os painéis de hoje não está sendo convertida em eletricidade. Por isso, cada vez mais a luta é adicionar uma camada de pequenos cristais pode tornar os painéis solares mais eficientes e outras tecnologias relacionadas a pintura em paredes para que isso se torne cada vez mais palpável.

Realidade virtual

A Apple começará a enviar seu primeiro headset de realidade mista, o Vision Pro, este ano. Sua característica principal é o display de maior resolução já feito para um dispositivo desse tipo. Haverá um aplicativo fantástico? É cedo, mas a empresa mais valiosa do mundo fez uma aposta audaciosa de que a resposta será sim.


Medicamentos para perda de peso
O aumento global da obesidade foi chamado de epidemia pela Organização Mundial da Saúde. Medicamentos como Mounjaro e Wegovy estão entre as ferramentas mais poderosas que pacientes e médicos têm para tratá-la. Evidências sugerem que eles até podem proteger contra ataques cardíacos e derrames.

Sistemas geotérmicos aprimorados
A energia geotérmica é limpa, sempre disponível e virtualmente ilimitada. No entanto, devido a desafios de engenharia, mal arranhamos a superfície do que ela pode oferecer. Novas técnicas de perfuração, que cavam mais fundo e em lugares onde não podíamos antes, estão liberando mais calor da Terra para produzir energia limpa.

Chiplets – Semicondutores ou chips interligados entre si
Está se tornando extremamente difícil reduzir o tamanho dos transistores – a tendência que define a Lei de Moore e impulsionou o progresso na computação por décadas. Os engenheiros agora devem encontrar novas maneiras de tornar os computadores mais rápidos e eficientes. Os chiplets são pequenos chips especializados que podem ser interligados para fazer tudo o que um chip convencional faz e mais

O primeiro tratamento de edição genética
Novos tratamentos baseados em CRISPR estão em desenvolvimento há anos. Nas últimas semanas de 2023, um da Vertex se tornou o primeiro a obter aprovação regulatória tanto no Reino Unido quanto nos EUA por sua capacidade de curar a doença falciforme, uma condição potencialmente fatal. Não será o último.

Supercomputadores – Exaescala

Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar mais de um “exaflop” em cálculos (isso é um 1 seguido por 18 zeros). Novas máquinas que podem processar dados científicos a essas velocidades permitirão que os cientistas realizem simulações mais sofisticadas do clima, fissão nuclear, turbulência e muito mais.

Bomba de calor
Não se deixe enganar pelo nome. As bombas de calor são eletrodomésticos que podem tanto resfriar quanto aquecer edifícios, e uma adoção mais ampla poderia reduzir substancialmente as emissões. As vendas aumentaram em todo o mundo; nos EUA, elas superaram os fornos a gás pela primeira vez. Novos tipos que funcionam em temperaturas mais altas também poderiam ajudar a descarbonizar a indústria.

O fim do Twitter

Elon Musk comprou o site agora conhecido como X em 2022, e praticamente nada sobre ele tem sido o mesmo desde então. Ele demitiu a maioria dos funcionários e dispensou a moderação de conteúdo, afastando anunciantes e usuários. Agora, à medida que alternativas como Bluesky, Threads e outros ganham espaço, a praça central da cidade deu lugar a salas privadas. Será uma corrida interessante para acompanharmos.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens