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Lifelong Learning: construindo carreira através do aprendizado constante

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ithsm

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Manter-se em constante aprendizado nunca foi tão importante quanto nos tempos atuais. A concorrência do mercado de trabalho somada à crise econômica que o Brasil atravessa faz com que os profissionais precisem estar continuamente atualizados e melhorando seu desempenho, para não fazerem parte do índice de desempregados do país que, de acordo com o IBGE, está na casa dos 11%.

Para se destacarem e se manterem empregados, os profissionais devem assumir que os estudos nunca cessam. Foi-se o tempo que graduação e pós-graduação garantiam o sucesso profissional. É preciso trabalhar constantemente na aprendizagem ao longo da vida: ler, pesquisar, consultar seus pares, ter a curiosidade aguçada, participar de eventos, workshops, fazer cursos, networking, e nunca parar.

A aprendizagem ao longo da vida – em inglês, Lifelong Learning – deve ser enxergada como uma responsabilidade compartilhada. Governos e organizações devem criar contextos onde o aprendizado seja fácil, acessível e seguro. As escolas devem se concentrar em habilidades de aprendizagem. Em contrapartida, os indivíduos precisam dedicar tempo pessoal ao aprendizado e serem proativos.

Autoconhecimento

Tão importante quanto estar em um processo contínuo de aprendizagem, é saber onde investir seu tempo e dinheiro. Ou seja, buscar conhecimento de forma aleatória, sem conhecer suas deficiências e sem direcionamento para a sua carreira, pode ser pouco produtivo para um real crescimento profissional. Por exemplo, alguém que vê sucessivas oportunidades de promoção sendo passadas para colegas, pode achar que o problema está em alguma habilidade técnica, enquanto, na verdade, a fragilidade dele pode estar na falta de autoconhecimento para assim conseguir liderar melhor.

Por isso, é muito importante que o profissional se conheça profundamente, para saber quais são, realmente, os pontos que ele precisa fortalecer ao longo da carreira. Para isso, muitos gestores estão usando a ferramenta DOM, feita para atender as necessidades de executivos com visão estratégica que valorizam a gestão de Recursos Humanos com foco em resultados. Através dela, os líderes têm a oportunidade de conduzir diagnósticos de comportamentos de profissionais, suas competências e educação, estabelecendo o perfil profissional e a aderência à vaga pretendida.

O laudo é obtido através da análise detalhada do teste de múltipla escolha realizado pelo candidato – o algoritmo analisa a combinação dos fatores e faz uma relação com o cargo. Além disso, também analisa dados situacionais, que demonstram o momento que o profissional está vivendo.

De forma geral, são avaliadas 15 competências em escala de 1 a 5, que são capazes de apresentar onde o profissional está em cada uma delas. A partir disso, é possível criar um cenário, avaliar potenciais e fragilidades, e construir um plano de ação de aprendizado, para que seja possível atingir resultados através do planejamento estratégico humano.

Cada vez mais, as carreiras precisam ser construídas no dia a dia. Buscar conhecimento é fundamental, mas direcionar esse conhecimento pode ser decisivo para o sucesso.

Dados: De acordo com o último Censo EAD Brasil, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), há no Brasil mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados em cursos EAD no país. Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo CONECTAí Express (uma iniciativa do IBOPE), mostrou que os cursos livres lideram a preferência dentre os cursos online: do total de entrevistados que já fizeram algum curso online, 56% fizeram cursos livres.

TOPdesk Multinacional, fundada há 25 anos na Holanda, está há 5 anos no Brasil e desenvolve uma ferramenta de Servicedesk que trabalha com sistema de gestão de serviços internos que pode ser utilizado para integrar a comunicação entre departamentos como TI, Facilities, RH e outros. Na ferramenta, os usuários têm a visão completa dos serviços disponíveis, desde o registro e acompanhamento de solicitações de incidentes até a gestão do processo de mudança na companhia.

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