Blog

Empreendendo a carreira

por:

ithsm

ithsm

Em momentos onde a economia de um país procura reagir, como é o caso do Brasil, frequentemente se observa pessoas buscando novas oportunidades nas suas carreiras. Algumas mudando de empregos enquanto outras buscam alternativas com o empreendedorismo.

Um dos pontos que pode levar as pessoas a começar a empreender é a taxa de desemprego, que apresentou, em 2018, a maior média de desocupação dos últimos 7 anos, em 13 capitais do país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE.

Em contrapartida, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017 indica que houve um pequeno aumento, no mesmo ano, em relação a empreendedores por oportunidade X por necessidade, sendo que para cada empreendedor inicial por necessidade existia 1,5 empreendedores por oportunidade. A estimativa fica em mais de 27 milhões de empreendedores iniciais, sendo um pouco mais de 16 milhões de empreendedores por oportunidade contra quase 11 milhões por necessidade.

Outro item que chama a atenção na pesquisa é com relação à quantidade de empregos gerados por empreendedores. No caso dos empreendedores iniciais (que começaram recentemente seus negócios), o percentual do item “nenhum empregado” ficou em 58,3%, ao passo que para os empreendedores estabelecidos (negócios estabelecidos há mais tempo), o índice foi de 68,4%. Ao analisar esta situação, uma possível leitura é que muitos destes empreendedores que não têm nenhum empregado estão em transição de carreira.

Geralmente, as competências que já possuímos como profissionais nos acompanham na nossa trajetória de carreira, mas para empreender, além de habilidades que contribuíram para um bom desempenho enquanto funcionário é necessário desenvolver outras capacidades. Não é tão incomum encontrar executivos e outros profissionais com bom desempenho enquanto funcionários que, ao iniciarem um empreendimento, não alcançaram o mesmo sucesso da época em que eram empregados.

A primeira questão é a pessoa analisar se tem o perfil para empreender. É importante também identificar o quanto está disposta a correr riscos e como lidará com a renda (considerar eventuais meses de sazonalidade de cada negócio). Conhecer onde atuará e fazer o estudo do mercado para identificar oportunidades (empreendedorismo por oportunidade) é fator crucial para pessoas que consideram iniciar no empreendedorismo. E, por fim, refletir sobre como conseguirá clientes (marketing e vendas) e como fará a gestão financeira do seu negócio.

Está pensando em iniciar um negócio? Desenvolva competências de empreendedorismo e conheça mais sobre negócios. Segundo Eric Gordon, existem 7 competências que são imprescindíveis para alguém que quer empreender. São elas:

• Ambição
• Desejo de aprender
• Habilidade para escutar
• Criatividade
• Assertividade e confiança
• Perseverança
• Coragem para assumir riscos

Caso deseje empreender, vale a pena desenvolver ou fortalecer estas e outras competências, pois aparentemente, tanto o contexto do mercado de trabalho nacional quanto o global dão sinais que será cada vez mais importante empreender a carreira.

Fabrício César Bastos Consultor HSM

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens