Blog

Blind selection: O que é e como aplicar com o time?

por:

Blog HSM

Blog HSM

Consultores HSM

Não é novidade que as empresas buscam cada vez mais métodos que ajudem a fazer uma contratação mais assertiva e democrática. Entre as técnicas mais inovadoras que têm sido aplicadas, está o Blind Selection, ou contratação às cegas. Trata-se de uma técnica que omite qualquer informação que possa influenciar na seleção do profissional. Dados como idade, gênero, etnia, religião, instituição de formação e orientação sexual não são apresentados até a etapa final do processo, onde o candidato é aprovado para a vaga.

Podemos dizer que, desta maneira o recrutador faz uma análise apenas das informações relevantes para o cargo, como experiência ou habilidades e a intenção do RH ao aplicar esse método é diminuir ao máximo os fatores que podem levar a julgamentos na hora de escolher os próximos funcionários. 

Esse tipo de recrutamento é muito interessante e pode ser benéfico para a empresa, podendo por exemplo, diminuir a ocorrência de preconceitos e vieses inconscientes durante o recrutamento, aumentar a diversidade no ambiente de trabalho, além de aumentar as contratações de acordo com o fit cultural. 

Mas como implementar o Blind Selection na sua empresa? O primeiro passo é determinar quais dados devem ser omitidos durante o processo de seleção. Em um cenário ideal, as empresas deveriam manter oculta qualquer informação que não influencie na qualidade do trabalho, deixando apenas as habilidades realmente relevantes.

Após essa definição, estabeleça esses processos na triagem de currículos. Certifique-se que não há brecha para que os responsáveis pelo recrutamento consigam acessar esses dados. Em seguida deve-se aplicar técnicas ou avaliações que mensuram a capacidade dos candidatos de resolverem um problema. Podem ser testes, provas ou o desenvolvimento de um projeto. O propósito aqui é deixar as habilidades dos profissionais ainda mais evidentes, mantendo ocultos os dados que podem interferir na escolha.

Segundo dados do Infojobs, no segundo semestre de 2021, 70,4% dos profissionais entrevistados que possuem mais de 40 anos já sofreram preconceito no mercado de trabalho por causa da idade. 30,4% dessas pessoas acreditam que é necessário romper com os estigmas e preconceitos internos para que esse ciclo possa ser rompido.

Além disso, foi observado que somente 34,4% da população negra tinha participação no quadro pessoal de empresas entrevistadas, de acordo com a pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil. Ou seja, esses dados revelam que o país caminha a passos lentos quando o assunto é equidade no mercado de trabalho.

Por fim, ressalto que a tecnologia pode exercer um papel importante dentro do Blind Selection nas empresas. Com uma boa ferramenta de análise de dados, é possível incluir quais são os aspectos importantes para a realização da função. Assim, são selecionados os perfis das pessoas que correspondem a essas exigências, sem levar em consideração as informações passíveis de preconceito.

Já pensou melhor sobre as práticas de sua empresa?!

Breno Dantas é CHRO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru, apoiando mais de 600 colaboradores

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens