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As previsões feitas por grandes líderes da década de 1990 sobre as empresas de 2020

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ithsm

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As previsões feitas por grandes líderes da década de 1990 sobre as empresas de 2020

Parece que 1999 foi ontem, mas logo vamos completar 20 anos no novo milênio. Às vezes, fica difícil aceitar que os anos estão passando cada vez mais rápido e mudando de forma mais ágil a cada segundo devido às inovações e aos avanços tecnológicos que impactam o mundo.

Mas é voltando ao passado que temos a chance de enxergar o futuro mais claramente. Em 1997, em uma matéria da revista HSM Management, líderes de grandes empresas da época como Walter Kiechel III, ex-editor da revista Fortune; Richard A. Goldstein, chairman da Unilever nos Estados Unidos; Peter Senge, diretor do Centro de Aprendizado Organizacional da Sloan School, do MIT; Richard F. Teerlink, presidente da Harley-Davidson, entre outros executivos, debateram os cenários e as mudanças organizacionais que afetariam as empresas em 2020.

Já praticamente encerrando este ano 2018, podemos dizer que 2020 está batendo a nossa porta. Será que há 20 anos esses líderes conseguiram fazer previsões que estão sendo colocadas em prática hoje em dia? O que se concretizou desde então? Quais mudanças impactaram o mercado? É isso que vamos analisar agora!

Tecnologia

“Toda mudança dentro das empresas será consequência das transformações tecnológicas e do avanço da internet.”

Em 1997, a internet banda larga ainda dava seus primeiros passos, não existia smartphone, nem redes sociais e os computadores ainda eram de tubo. Mesmo assim, essa afirmação de Jim Manzi, ex-presidente da Lotus Development Corporation, foi certeira naquilo que vivemos atualmente em muitas empresas.

A tecnologia se tornou parte essencial de nosso dia a dia e mudou o mercado, o comportamento do consumidor, o marketing, além de ter promovido outros momentos de disrupção que marcaram o novo milênio.

No mesmo artigo, outro executivo mostrou certo receio de que os avanços tecnológicos chegassem a afastar as empresas de seus clientes, mas hoje, graças à internet, às redes sociais e à tecnologia, as organizações têm o poder de construir um relacionamento muito mais sólido e próximo de seu público. Tal cenário mudou completamente o mercado nos últimos anos.

Transformação organizacional

“Aos poucos fomos adquirindo conhecimentos e estruturas que já não funcionam mais. Como fazer para desaprender práticas passadas?”
Nessas previsões, a maioria dos líderes concordou que as organizações ágeis, com maior capacidade de adaptação às mudanças, seriam as mais bem-sucedidas nos próximos anos. De fato, um dos fatores que ajudaram muito nesse processo foi a transformação da estrutura organizacional dessas empresas.

Poder descentralizado, maior capacidade de dialogar com sua equipe, organização em rede e não hierárquica, aprender a assumir os erros, valores associados à missão e à liderança das empresas, todos esses pontos que hoje fazem parte da cultura de muitas startups foram citados como o novo modelo de organização do futuro.

Nova potência econômica mundial

Por muitos anos, os Estados Unidos foram sinônimo de potência econômica mundial. Atualmente, o país tem perdido espaço para a China; Kiechel já havia feito essa previsão em 1997. Como isso pode mudar no mercado e nas organizações? Mike Harris acrescentou um ponto de vista interessante para se levar em consideração.

“O conceito de organização é influenciado pela potência econômica dominante da época. Já fomos todos influenciados pelos norte-americanos, se a China realmente for a maior potência em 2020, a maneira como os chineses conduzem os negócios pode influenciar o futuro.”

Então é bom começar a ficar de olho na China!

Mas de todas as previsões, talvez a que mais chame a atenção é que o futuro é mais sobre as pessoas do que sobre a tecnologia em si. No final do artigo, Teerlink afirmou:

“As pessoas são a nossa única vantagem competitiva de longo prazo. Infelizmente, nós, que somos a liderança, às vezes representamos as maiores barreiras diante do que elas têm a oferecer. Nosso grande desafio é sairmos do caminho delas!”
E talvez esse venha a ser o maior desafio das organizações nos próximos anos!

Se você quiser saber mais sobre as tendências para 2019, garanta já sua presença no HR Conference!

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