Blog

Aprendizado inovador: 5 livros para se atualizar sobre as inovações do mercado

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Uma vez meu avô me deu um conselho que eu guardarei para o resto da minha vida: o saber não ocupa espaço. Quando eu era mais jovem não conseguia entender direito o que essa frase queria dizer, mas hoje levo esse ensinamento comigo em tudo o que faço.

Obter conhecimento sobre qualquer coisa na vida nunca é demais. Por isso, desde pequena, carrego o hábito de levar um livro sempre comigo e tentar obter o máximo de conhecimento através deles.

Ler faz parte de um aprendizado contínuo em busca de inovação, por isso, os maiores líderes, como Bill Gates, por exemplo, nutrem um amor incondicional pela leitura. Pensando nisso, listei abaixo alguns livros que todo mundo deveria ler para se manter atualizado sobre as transformações que o mundo está sofrendo por conta da tecnologia. Confira!

1- Criatividade S.A., de Ed Catmull

Cofundador e presidente da Pixar Animation Studios, Ed Catmull revolucionou os desenhos animados com filmes como Toy Story, Procurando Nemo, entre outros clássicos do cinema, aclamados pelo público por anos.

Sendo um líder extremamente criativo, neste livro ele conta toda sua jornada nos estúdios Pixar, dando valiosos conselhos de inovação e liderança, contando sobre seu processo de criação.

Ao contrário do que muitos pensam, nenhum sucesso da Pixar veio sem antes passar por muitos fracassos e, ao mesmo tempo, muito amadurecimento entre as equipes. Catmull defende que os erros são aprendizados e que é através deles que a inovação acontece.

Criatividade S.A. é um ótimo livro para refrescar as ideias, além de contar a inspiradora história de quem trabalhou por trás das melhores animações do cinema.

2- Oportunidades exponenciais, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler

Peter Diamandis é um otimista nato. Tem um olhar esperançoso para o futuro e não deixa as más notícias o abalarem. Nesse livro, os autores mostram como os avanços tecnológicos são capazes de democratizar a solução de problemas socioeconômicos de grande escala.

Seu discurso sobre abundância nos leva a acreditar que, no futuro, problemas como falta de água ou de energia não serão mais algo para a população se preocupar, pois, até lá, a tecnologia estará tão avançada e acessível que cientistas já vão ter criado meios de resolver isso.

Transformar os maiores problemas do mundo em grandes oportunidades de negócios é a grande premissa deste livro, que faz com que o leitor enxergue o futuro com outros olhos.

3- Um novo jeito de trabalhar, de Laszlo Bock

A Google é uma das empresas mais criativas do mundo e quem acompanhou seu início como um mero buscador, certamente não imaginava que hoje ela seria essa potência de inovação no mercado.

Ela não só causou uma mudança disruptiva no mundo, como também mudou a maneira de se trabalhar, sendo uma das empresas com uma cultura organizacional transformadora que é admirada por funcionários e líderes de todo o mercado.

Neste livro, Laszlo Bock, VP de People Operations da Google por 10 anos, conta a história de como a Google se tornou uma das organizações mais bem-sucedidas do mundo, revelando segredos de sucesso que podem ser aplicados nos seus negócios.

4- Disrupção e Inovação: Como sobreviver ao nosso futuro acelerado, de Joichi Ito

Para aqueles que amam ler sobre o futuro e sobre como as tecnologias exponenciais irão impactar as próximas décadas, este livro é uma ótima indicação. Joichi Ito, diretor-geral do MIT Media Lab, um dos maiores centros de inovação do mundo, acredita que a revolução digital transformou todos os aspectos da sociedade em que vivemos.

Ele afirma que o futuro seguirá um sistema totalmente novo, com uma curva de aprendizado íngreme e as pessoas que vão obter sucesso serão aquelas que aprenderem a pensar de forma diferente.

O livro é de fácil leitura e vem repleto de cases incríveis, com o intuito de preparar você para obter sucesso num futuro imprevisível.

5- Como chegar ao sim com você mesmo, de William Ury

William Ury é um dos negociadores mais admirados do mundo. Seu dom em gerenciar conflitos já o levou a mediar acordos até entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias.

Através de suas experiências em negociações ao redor do mundo, Ury fala, neste livro, sobre a importância de aprender a negociar consigo mesmo, antes de fazê-lo com os outros. Treinar essa capacidade de autoconhecimento é um fator determinante para obter sucesso na maioria dos conflitos.

Além disso, ele ainda conta sobre os interessantes casos que atendeu, como, por exemplo, entre o empresário Abilio Diniz e a holding que controlava o Grupo Pão de Açúcar; e ainda quando esteve frente a frente com o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, na grave crise política que assombrou o país.

Se interessou por esses assuntos? Então fique sabendo que todos esses autores estarão presentes na HSM Expo 2018, que acontecerá nos dias 5, 6, 7 de Novembro, em São Paulo. Para garantir seu ingresso, clique aqui.

Não deixe a oportunidade de se manter atualizado para trás!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens