Blog

Água e ESG: Uma Visão Integrada

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Por Anna Luisa Beserra, uma apaixonada defensora do acesso sustentável à água e saneamento. Sou originária do Nordeste do Brasil, especificamente Salvador, Bahia.

Aos 15 anos, Anna Luisa criou uma tecnologia solar de desinfecção da água, o Aqualuz, que agora beneficia mais de 25.000 pessoas. Em sua experiência, enriquecida por reconhecimentos internacionais como prêmios do MIT, da ONU e da UNESCO, angariou perspectivas únicas sobre os desafios hídricos e a importância das práticas ESG nas corporações e dedicou linhas abaixo para falar sobre esta questão extremamente para o nosso futuro.

“Neste Dia Mundial da Água, quero discutir a crítica relação entre água, sustentabilidade e o papel transformador das empresas. A água não é apenas a base da vida; é também um elemento central para a sustentabilidade empresarial.

Enfrentamos um dilema global: apesar da abundância de água no planeta, bilhões lutam diariamente pelo acesso a água potável. Aqui reside a oportunidade para as empresas de se alinharem às práticas ESG, atuando não somente como agentes econômicos, mas como motores de mudança social e ambiental.

Por aqui vou compartilhar insights sobre como incorporar práticas ESG nas estratégias corporativas, enfatizando o uso sustentável da água. No campo, vi de perto o impacto transformador de nossas soluções nas comunidades, especialmente na redução de doenças de veiculação hídrica, mudando vidas e restaurando esperanças. É essa realidade poderosa que quero trazer para a discussão ESG.

Um exemplo prático dessa transformação é a nova campanha “ELAS POR 40”, uma iniciativa colaborativa liderada pela SDW e Europa Purificadores, focada em prover acesso à água limpa a 40 famílias em Lajes dos Negros, Bahia.

Através do Aqualuz, buscamos não só melhorar a saúde e o bem-estar dessas famílias, mas também educar e fortalecer a comunidade em práticas sustentáveis de uso da água. Para realizar esse projeto, precisamos de cerca de R$125 mil enfatizando a importância de cada contribuição para transformar vidas.

Convido vocês a se juntarem a nós nesse esforço, apoiando a campanha e investindo em um futuro mais sustentável e justo. Convido vocês a se juntarem nesta jornada de responsabilidade e inovação. Através da minha lente desejo oferecer uma nova perspectiva sobre como as práticas ESG podem ser integradas de forma genuína e eficaz nas estratégias corporativas.

Com nossas ações, podemos garantir a sustentabilidade dos negócios e a preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. Neste Dia Mundial da Água, que nossa reflexão nos inspire a contribuir para um mundo onde cada pessoa tenha acesso à água limpa e segura. Vamos juntos abraçar essa transformação.

A mudança começa com nossa escolha de fazer a diferença!”

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens