Blog

Como um SaaS pode tornar sua equipe mais produtiva?

por:

lbrito

lbrito

Você já deve ter ouvido alguma (ou muitas vezes) sobre SaaS, mas não tem certeza de como isso pode ajudar no seu dia a dia. Acertei? Então é bom começar do começo.

De acordo com especialistas, dentre as principais tendências de mercado de 2017 estão a diminuição de custos a partir de contratação de serviços na nuvem, a automatização de tarefas e o uso de inteligência artificial. Um bom SaaS contempla tudo isso, te ajudando a trabalhar apenas no que importa.

O que é?

SaaS, na sigla em inglês, significa Software as a Service. Explico: antes, você comprava a licença de um software, instalava em sua máquina e pagava de uma só vez (geralmente bem caro). O SaaS também é um software, mas que se apresenta em forma de serviço – você acessa pela nuvem e paga em modelo de assinatura. Se quiser cancelar o uso, basta encerrar a assinatura.

Hoje existe no mercado uma infinidade de SaaS, para diversos públicos e com finalidades bem diferentes. A maioria das ferramentas que você usa para trabalhar e acessa na nuvem é SaaS. O Google Docs, por exemplo, é um SaaS. O Gmail e o Dropbox também. Com o acesso imediato – bastando a conexão com a internet -, você tem a melhora da comunicação e da organização de processos através de uma interface na maioria das vezes intuitiva e que dialoga com a colaboração.

Para que serve?

Bem, um Saas serve tanto para você se divertir quanto para produzir mais. O Spotify e a Netflix, por exemplo, seguem este modelo. No mundo profissional, o uso é o mais variado possível. Abaixo, alguns exemplos:

  • Gestão de projetos, tarefas e o fluxo de trabalho
  • Gestão de clientes (CRM)
  • Gestão de conteúdo
  • Automação de marketing
  • Telefonia
  • Abertura de tickets, suporte e atendimento ao cliente
  • Tradução
  • Divulgação e assessoria de imprensa
  • Gestão de dados e apresentação em dashboards
  • Disparo de e-mail marketing e newsletters
  • Anúncios digitais
  • Gestão de versões de código
  • Gestão de versões de documentos
  • Relacionamento profissional
  • Gestão financeira e empresarial (ERP)
  • Educação a distância
  • Avaliação de desempenho
  • (…)

Se tiver interesse, fizemos este guia para escolher um software de gestão, que pode te ajudar a tomar a decisão. Neste post listamos 44 ferramentas de gestão que empresas inovadoras do mundo todo estão usando para melhorar a forma como trabalham.

Os benefícios

Vamos ao principal: e o que você e sua empresa ganham com isso?

  • Menores custos: Com os serviços por assinatura (e alguns até gratuitos), a empresa gasta muito menos com licenças de software. E, pelas empresas de SaaS também usarem SaaS para o desenvolvimento de seus produtos, seu custo acaba sendo barateado. É uma economia em cascata.
  • Acesso remoto: A única coisa que você e sua equipe precisam é de um computador com acesso à internet. Se o software tiver app mobile, basta um smartphone. Isso permite trabalhar em colaboração de qualquer parte do mundo – imagine a economia para uma operação em escala regional, nacional ou mundial?
  • Menor investimento em TI: São duas as economias: 1) Desenvolvido externo, 2) Se o desenvolvimento é externo, o suporte também é. Seus recursos de TI estarão concentrados em integrar os sistemas usados, em vez de preocupados em como eles devem funcionar.
  • Inovação frequente: As atualizações das versões online acontecem muito mais rápido do que você percebe. Isso permite melhorar os software constantemente de acordo com as exigências dos clientes.
  • Atendimento premium: Diferente de serviços tradicionais, empresas de SaaS prezam por um atendimento atencioso e próximo, que realmente  tenta resolver problemas e dúvidas do cliente. Muitas possuem uma área chamada Customer Success, cujo trabalho é basicamente entender como o cliente pode se beneficiar mais e mais da solução oferecida

Quer saber mais sobre SaaS e softwares de gestão?

O que é SaaS?

6 razões para você substituir o e-mail por um software de gestão

Gestão do trabalho remoto: equipes engajadas e projetos transparentes

Laura Lopes, gerente de marketing da Runrun.it, é jornalista de formação e passou por inúmeras redações antes de mergulhar no mundo corporativo e na pesquisa sobre a eficiência das equipes

Se você tem alguma dúvida sobre SaaS, ou quiser falar sobre outros assuntos ligados gerenciais, entre em contato comigo no [email protected].

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens