É hora de refletir sobre quais ações humanas serão essenciais para nosso preparo ao futuro e no dia 18 de setembro você tem um convite marcado no Learning Village para isso!
Enquanto falamos das transformações que as tecnologias exponenciais estão causando no mundo, há uma série de discussões sobre quais serão as principais habilidades necessárias para lidar com as transformações.
As disrupções causam imprevisibilidades e, ao mesmo tempo, o medo do desconhecido tem sido algo comum. O que precisamos destacar em primeiro momento é: isso é parte do processo. A maior das virtudes dos próximos anos será ter capacidade criativa com todas essas pulsões e atravessamentos.
É com essa perspectiva que a ‘IMUA – Escola do Mar’ trabalha com suas mentorias sobre autoliderança, propósito e bem-estar e estará no Learning Village para a palestra “Conexão LV-Noronha: IMUA Escola do Mar”.
No dia 18 de setembro, o LV será palco para estudar a natureza e aprender, com ela, como podemos aprender a olhar novamente para nossa vida, sem que nossas incertezas no sabotem, mas trabalhem conosco.
“O primeiro passo é olhar para os medos e o que é limitante. Por exemplo, o que que é risco real? O que é fantasia? O que de pior pode acontecer? Essa pergunta é ótima, até no sentido de entender o que podemos perder, no que de pior pode acontecer. Tudo isso precisa ser pensado, no seu tempo, com seus devidos reconhecimentos.”
Estas palavras de Henrique Pistili, conhecido como Homem-peixe, traduzem o propósito dos primeiros direcionamentos que a Escola do Mar nos ensina, afinal, é exatamente este o movimento que o Mar proporciona:
“Sentir… Observar os movimentos, interagir com o ambiente e usar sua força sempre a seu favor… Isso é um exercício de autoliderança gigantesco e necessário para aprender a lidar com a imprevisibilidade e incerteza. A onda nos ensina isso: você precisa estar presente para entender como ela vai chegar, se vai encarar com tudo ou não. A dúvida surge nesse momento. Se a situação começar a te angustiar e você quiser sair no meio do caminho, ai você toma um ‘caldo’. Se você vai antes da hora, a onda te atropela. Se vai depois, não consegue pegá-la. Mas quando está de corpo inteiro presente, você pega o timing certo e ela te leva sem esforço. Essa sensação é a mesma de quando entramos no estado de flow, o momento mágico do surf. Para entender isso, é necessário se entregar naqueles instantes por inteiro. Escolher as boas ondas é perceber esses movimentos antes dela chegar na beira, sabendo também deixar as ondas que não são suas passarem, sem apego ao passado ou expectativa no futuro.”
Essa pequena imagem nos mostra o quanto este movimento pode nos clarificar sobre as nossas próprias certezas. Estar na água proporciona isso e a IMUA – Escola Do Mar cria esta experiência em Noronha, trazendo diversas atividades para que seja possível desenvolver essa perspectiva sobre si, com as qualidades que apenas uma imersão distanciada pode trazer.
A autoliderança na vida
Na empreitada de desenvolver os sonhos das pessoas, a Imua – Escola do Mar conta com diferentes imersões. No site, você pode acompanhar com mais detalhes todo o trabalho produzido por Henrique e Marina.
Há diversas imersões individuais, duplas, em equipes e focadas em liderança. Diferenciando atividades, como a Liderança dos Golfinhos e o Surf dos Indígenas, a Escola do Mar proporciona atividades e movimentos corporais para que aprendamos a lidar com os ambientes que estamos e tenhamos a capacidade de entender o que é próprio do nosso corpo e o que é estímulo.
A autoliderança passa por este entendimento para criar um cuidado necessário que precisamos ter conosco. É um aprendizado que também exige um certo condicionamento do nosso pensamento e corpo, por isso, a Escola do Mar também atua com palestras, workshop em empresas e mentorias online.
Mas, lembre-se: de Noronha para São Paulo, a Escola do Mar estará presente no Learning Village, dia 18 de setembro, das 16h30 às 19h. Não perca!