Muitas das organizações que sobreviverem, emergirem e prosperarem em meio a esta pandemia sairão transformadas, e a força de trabalho também.
Testemunhamos a demissão de um número inédito de trabalhadores no mundo e tudo indica que as recolocações, afastamentos e demissões continuarão durante todo o ano de 2021. Esse fato está forçando inúmeros profissionais a se atualizarem e, ainda mais importante, desenvolverem novas habilidades. Mas poucos sabem por onde começar e, além disso, tempo e dinheiro são itens escassos hoje em dia.
A Degreed entrevistou cerca de 5.200 pessoas no mundo todo para avaliar os efeitos dos recentes eventos globais nas habilidades da força de trabalho e, também, para medir a prontidão das pessoas em relação à adaptação a novos desafios.
Oferta e demanda por habilidades
Todos os profissionais, sejam eles executivos, RH, líderes de aprendizagem e talento, gerentes de pessoas ou trabalhadores, estão se perguntando o mesmo: “quais habilidades preciso ter para o futuro?”. A resposta é: depende. Depende de quem você é, de onde trabalha e do que faz.
- Todos precisam ter habilidades tecnológicas
A maioria das previsões indicam que o crescimento percentual mais rápido na demanda por habilidades, na próxima década, ocorrerá nas áreas de tecnologia e programação, e também na fluência digital básica. No entanto, muitos cargos, como os de vendas, exigem somente pequenas doses ou níveis básicos dessas habilidades. - Todos precisam ter habilidades humanas
Em termos absolutos (o número total de horas em que as habilidades são exigidas por ano), essas mesmas previsões indicam que o maior aumento será na demanda por habilidades cognitivas, tais como a criatividade ou a solução de problemas, e nas habilidades sociais como a comunicação, o empreendedorismo ou a liderança. - Precisamos analisar a oferta e a demanda de nossas habilidades
É difícil utilizar previsões como essas quando se é executivo, líder de RH, gerente de pessoas ou funcionário. Precisamos analisar com mais detalhes a oferta e a demanda por habilidades, quais habilidades estão ganhando força (e quais estão perdendo) em nosso país, negócio ou função.
Você sabe quais habilidades você precisa?
Entre os mais de cinco mil trabalhadores, gerentes de equipes e líderes de empresas entrevistados, as habilidades tecnológicas são as que apresentam maior demanda. No entanto, essas pessoas procuram desenvolver também habilidades sociais e cognitivas. Foi pedido ao grupo que selecionassem até cinco habilidades que mais gostariam de desenvolver, de 25 habilidades desenvolvidas pelo McKinsey Global Institute para o estudo de 2018, “Skill shift: Automation and the future of the workforce“.
Você conhece as habilidades que tem?
Boas notícias
Talvez o LinkedIn não conheça os seus colaboradores melhor que você. Somente 21% dos trabalhadores acreditam que os
dados mais atualizados sobre suas habilidades estão em redes online e em comunidades como Linkedin, Twitter, Dribbble ou GitHub; para 34% deles, elas estão nos sistemas de RH de seus empregadores.
Más notícias
Ainda há muita informação que os sistemas de RH não conhecem (e não podem conhecer). Mais de um quarto (27%) dos trabalhadores acredita que os dados mais atuais sobre suas habilidades estão ocultos em documentos como resumos profissionais e currículos. Outros 18% declararam que não há em lugar nenhum informações atualizadas sobre suas habilidades.
Não há sistema de registros de habilidades.
Hoje, a tecnologia pode fazer maravilhas para revelar as habilidades das pessoas. No entanto, os dados indicam que as arquiteturas de dados eficientes e de IA avançada não são suficientes para preencher todas as lacunas existentes nos processos convencionais de RH.
Os poréns dos dados sobre as habilidades das pessoas nos sistemas de RH.
- Os dados sobre habilidades são capturados via candidatura a vagas ou perfis de talentos internos. No entanto, 75% a 80% dos trabalhadores não preenchem o perfil com seus talentos no sistema de RH, de acordo com o “Human Resource Executive, Focusing HR-tech development in the time of the virus” (2020).
- Segundo o artigo “Como a força de trabalho aprende“(2019), da Degreed com a Harvard Business School Publishing, os dados sobre habilidades são atualizados por meio de revisões periódicas, planos de desenvolvimento ou avaliações. Mas 61% dos trabalhadores não recebem feedback regularmente sobre seu desempenho ou suas habilidades.
- Os dados sobre as habilidades são deduzidos das descrições de função, modelos de competência ou outros dados da organização. E, de acordo com o estudo “Workforce Planning for Competitive Advantage PostCOVID-19” (2020) da Gartner, 40% dos colaboradores declararam realizar tarefas, com frequência, fora da descrição da sua função.
- Os dados sobre habilidades são deduzidos de credenciais, perfis online ou outros dados disponíveis ao público
dos profissionais, mas somente 21% deles disseram que os dados mais atualizados sobre suas habilidades estão em perfis online. É o que afirma o artigo “Em 2021, as habilidades pedem ajuda” (2020).
O COVID-19 está colocando as habilidades da força de trabalho em risco – A crise global na economia e na saúde afetou muito a situação das habilidades de três formas:
- Está acelerando a necessidade de novas habilidades
- Está reduzindo as oportunidades de upskilling e reskilling
- Está gerando um sentimento de vulnerabilidade na força de trabalho
Quase a metade (46%) dos funcionários, gerentes e líderes das empresas acredita que as principais habilidades de
suas funções ficarão obsoletas dentro de cinco anos. Mais de 36% esperam que as principais habilidades de suas funções entrem em decadência dentro de três anos.
A saúde mental e o bem-estar estão em risco.
A ansiedade relacionada às habilidades está trazendo problemas para a saúde mental e o bem-estar das pessoas.
Quase seis entre dez (55%) trabalhadores, gerentes e líderes de empresas declararam que a falta de confiança em suas
habilidades deixa o trabalho mais estressante. Quase quatro entre dez (38%) disseram que sua saúde mental foi afetada.
As habilidades de que precisamos e as que temos estão sempre mudando, porque tudo muda o tempo todo.
- Nossos trabalhos mudam e nossas carreiras se desenvolvem
- Implementam-se leis e regulamentações
- Os valores e comportamentos dos clientes evoluem
- Novas tecnologias criam novas possibilidades
- As estratégias das empresas mudam, e as prioridades também
- O pensamento inovador traz novas práticas e processos
- As pandemias viram o mundo todo de cabeça para baixo em um piscar de olhos
Esses fatos não são incomuns. E quando acontecem, algumas habilidades perdem valor, enquanto outras crescem e novas habilidades surgem, o que indica que precisamos estar muito atentos às habilidades que temos e às que precisaremos ter em breve.
Essas informações são cada vez mais importantes para trabalhadores e gerentes, porque podem ajudar a manter o alinhamento entre habilidades, carreiras e as oportunidades de crescimento. Além disso, tornaram-se fundamentais para os executivos das empresas e para os líderes de aprendizagem e talentos de RH, pois podem oferecer maior inteligência, permitindo decisões de maior impacto sobre como investir em nossos ativos mais valiosos: os colaboradores.
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