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Por que ambicionar o fim da extrema pobreza é inadequado, por Efosa Ojomo

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O primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU é “acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares”. Embora o objetivo seja ambicioso, infelizmente também é insuficiente para ajudar as pessoas a viverem a salvo – algo que a disseminação do COVID-19 tornou flagrantemente mais evidente.

Antes que o COVID-19 congelasse a economia global, mais de 3,4 bilhões de pessoas que viviam com menos de US $ 5,50 por dia – e que, tecnicamente, não viviam em extrema pobreza – lutavam imensamente para atender às suas necessidades básicas. Muitas vezes, sem acesso a redes de segurança e programas de assistência social. A propagação do vírus tornou suas vidas ainda mais difíceis e pode levar até 500 milhões de pessoas à pobreza. Infelizmente, o vírus não será a última crise a expor a vulnerabilidade de bilhões de pessoas, apesar de não estar tecnicamente vivendo na “extrema pobreza”. Para aqueles que continuam lutando, desastres naturais, crises financeiras, uma morte na família ou até uma visita ao hospital podem ser prejudiciais.

É claro que o fim da pobreza não é o suficiente para evitar o sofrimento humano – mas a infeliz verdade é que a comunidade global ficou aquém, mesmo nesse aspecto. Em “Moving Out of Poverty”, um estudo de larga escala do Banco Mundial em 2009, os pesquisadores entrevistaram mais de 60.000 pessoas que vivem em 500 comunidades em 15 países diferentes para entender como elas escaparam da pobreza. Apenas 0,3% das pessoas creditaram atividades de ONGs, enquanto 71% atribuíram seu progresso à transformação econômica, como empregos, novas fontes de renda e novos negócios.

Nossa pesquisa apoia essas descobertas e sugere uma abordagem fundamentalmente diferente para ajudar as pessoas a progredirem na vida: criar prosperidade compartilhada por meio de inovações que criam mercado.

Um objetivo melhor – Criar prosperidade compartilhada

A prosperidade gera independência e a capacidade de enfrentar com mais facilidade as tempestades econômicas causadas por coisas como o COVID-19. Em resposta à epidemia, as economias ricas conseguiram aprovar pacotes de estímulo econômico que alavancam a infraestrutura e serviços sociais já existentes. Embora as comunidades mais ricas tenham sido, sem dúvida, afetadas, as pessoas podem pelo menos navegar pelos recursos e sistemas já existentes para passar por esses tempos turbulentos.

Em nossa pesquisa que estuda o crescimento econômico nos últimos séculos, descobrimos que praticamente todos os países que obtiveram essa resiliência econômica – dos Estados Unidos à Coréia do Sul – o fizeram não focando principalmente na erradicação da pobreza, mas concentrando-se em criar prosperidade. Para esse fim, as inovações criadoras de mercado são a peça que falta criticamente na busca de criar um crescimento robusto.

As inovações criadoras de mercado transformam produtos complicados e caros em produtos simples e acessíveis, que muitas pessoas que antes não tinham acesso, também conhecidas como não consumidores, podem comprá-los.

Como os inovadores criadores de mercado atendem a um número crescente de não consumidores, três coisas acontecem.
1- Eles criam novos empregos para fabricar, comercializar, distribuir e vender os produtos para o vasto e novo mercado.
2- As organizações geram lucros tributados pelos governos e usados ​​para ajudar a construir infraestrutura e desenvolver instituições.
3- À medida que outros inovadores ingressam no novo mercado e vêem em primeira mão os benefícios de direcionar os não consumidores, segue uma cultura de inovação e empreendedorismo, criando um ciclo virtuoso que leva a mais inovação. A história mostrou que esse processo não apenas erradicou a pobreza em muitos dos países ricos de hoje, mas também os ajudou a desenvolver uma base para a prosperidade generalizada.

Em meados do século XIX, por exemplo, os Estados Unidos não eram um país próspero. Hoje, não muito diferente de muitos países pobres, nos cortiços das grandes cidades, o esgoto despejava nas ruas, o lixo era jogado fora dos apartamentos e deixado para apodrecer, e o estrume de cavalo se acumulava nas ruas. Muitas mulheres andavam mais de 160 quilômetros por ano carregando toneladas de água. E o governo dos EUA, agora um símbolo de democracia e transparência em todo o mundo, era tão corrupto quanto muitas das economias de baixa renda de hoje. Mas foi nessas circunstâncias terríveis que empreendedores como Isaac Singer, Cyrus McCormick, Henry Ford e muitos outros inovadores criadores de mercado criaram novos mercados que atendiam à vasta população não consumidora da América.

Por exemplo, a I.M. Singer & Co. de Isaac Singer foi responsável por transformar máquinas de costura complicadas e caras em produtos simples e acessíveis, para que milhões de pessoas pudessem acessá-las. Para fazer isso, Singer desenvolveu novos modelos de negócios, incluindo oferta de crédito e treinamento aos clientes, investimento em infraestrutura para melhor distribuir os produtos e construção de uma extensa rede de vendas que incluía filiais. A certa altura, Singer havia criado diretamente dezenas de milhares de empregos para fabricar perto de um milhão de máquinas por ano. À medida que mais pessoas foram contratadas, suas rendas aumentaram e elas contribuíram para o tesouro dos Estados Unidos. Compreensivelmente, é preciso muito mais que uma Singer para criar prosperidade em um país, mas os princípios de focar no não-consumo com inovações criadoras de mercado é um ótimo ponto de partida.

Objetivamente, todos podem concordar que o COVID-19 está tendo um impacto devastador no mundo. No entanto, se algum bem vier dele, faça com que a comunidade global de desenvolvimento revise o objetivo ilusório de erradicar a pobreza. Está na hora de fazer um upgrade. Vamos criar prosperidade.

Efosa Ojomo é pesquisador sênior do Instituto Christensen e co-autor de “O paradoxo da prosperidade: como a inovação pode tirar nações da pobreza”. Efosa pesquisa, escreve e fala sobre maneiras pelas quais a inovação pode transformar as organizações e criar prosperidade inclusiva para muitos em mercados emergentes.

Texto traduzido e originalmente publicado no blog do Christensen Institute

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