Com um público de 400 mil pessoas, Woodstock se tornou um marco dos anos 60. Considerado um dos mais lendários eventos culturais das últimas décadas, sua realização foi essencial para a lançar as bases da indústria dos festivais, um mercado que movimenta mais de US$ 1,3 bilhão por ano e atrai um público de 32 milhões de pessoas, apenas nos Estados Unidos.
Ligada à digitalização da indústria fonográfica e aos novos comportamentos dos consumidores, a transformação dos festivais em plataformas de experiência se revelou como uma das principais tendências do setor.
De acordo com um estudo realizado pela Harris Poll e pela Eventbrite, 78% dos millennials preferem pagar por experiências do que por bens de consumo, por exemplo.
Os novos hábitos do público levaram produtoras do mundo inteiro a investirem em eventos que priorizam um conceito de experiência no sentido mais amplo, combinando arte, tecnologia, gastronomia, instalações especiais, causas sociais e muitos outros artifícios para chamar a atenção do público.
Aqui no Brasil, o Rock in Rio – que se define como uma plataforma de experiência – é um dos pioneiros do movimento. Neste ano, o festival terá uma arena dedicada a promover experiências sensoriais, inclusive.
Os bastidores dessa estratégia, que prioriza a combinação entre conexões emocionais e culturais, serão apresentados no Rock in Rio Academy by HSM, que acontece a partir do dia 1º de outubro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
Com a presença dos fundadores e líderes de uma das principais marcas de entretenimento do mundo, o Rock in Rio Academy reunirá 500 participantes em um dia de aprendizagem imersiva, com a participação em um dia de shows (e a oportunidade de vivenciar a Cidade do Rock em pleno funcionamento).
Nesta edição, o evento também será transmitido pela web. As vendas para o streaming já estão abertas em rockinrioacademy.com.br. Para os interessados em participar da experiência presencial, o terceiro lote de ingressos ainda está disponível. Garanta já a sua vaga!