[vc_row][vc_column][vc_column_text]Essa é uma questão central para as finanças corporativas, especialmente quando as organizações lidam com dificuldades no fluxo de caixa.
Recentemente, a Founder Society, organização que reúne jovens empresários e executivos nos Estados Unidos, perguntou a empreendedores de diferentes segmentos e tamanhos que estratégias eles adotam para fazer com que seus clientes paguem em dia.
Essa é uma questão central para as finanças corporativas, especialmente quando as organizações lidam com dificuldades no fluxo de caixa.
Entre as estratégias consideradas mais eficientes pelos empreendedores e executivos pesquisados estão:
– Não temer adotar multas, mas facilitar o pagamento. O cliente deve saber que sempre que uma fatura vence ele terá de pagar uma multa diária pelo atraso. Para facilitar o pagamento nesses casos, uma boa saída é enviar uma nova fatura diariamente com o valor atualizado incluindo a multa.
– Construir relacionamentos pessoais. Convide seus maiores clientes para uma conversa frente a frente e mostre por que você precisa que eles paguem nos prazos. Um encontro pessoal sempre transforma você em mais do que uma simples fatura na carteira de pagamentos.
– Dar desconto para quem adiantar a quitação. Incentive o pagamento antecipado oferecendo descontos. Mesmo que apenas pequena parcela dos clientes adira a isso, haverá injeção de capital que, se usada sabiamente, pode compensar os problemas de fluxo de caixa causados por aqueles que atrasam.
– Automatizar o processo de pagamento. Uma das melhores formas de fazer os clientes pagar em dia é dar-lhes a opção do débito automático.
– Enviar as faturas com a antecedência adequada. Acostume seus clientes a receber a fatura sempre na mesma época do mês e com antecedência adequada – isto é, nem muito em cima da hora, para não pegá-los desprevenidos, nem muito antes, que os faça esquecer o pagamento.
Nota do editor: Vale ressaltar que teremos o Seminário HSM Damodaran on Valuation & Corporate Finance | 1º e 2 de julho com Aswath Damoradan. Saiba mais sobre o evento aqui.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]