Blog

5 formas de aumentar sua produtividade em 2017

por:

lbrito

lbrito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

“Para você ganhar um belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz

[…]

Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta

[…]”

Receita de Ano Novo, de Carlos Drummond de Andrade

O poema do mestre itabirano é quase lugar-comum quando o fim de ano se aproxima, mas, como todo mestre, o poeta sabe o que diz. Aproveitamos esse marco temporal para pensar no que podemos melhorar no ano seguinte e é para isso que existe o calendário: para criar espaços de reflexão na rotina. Reunimos aqui cinco dicas para ajudar você a se tornar mais produtivo – e, quem sabe, conseguir assim mais tempo não só para a reflexão como também para o descanso.

1. Use a agenda a seu favor.

A maioria das pessoas usa a agenda para se lembrar de aniversários e eventos, mas isso prejudica o verdadeiro poder de sua agenda de aumentar sua produtividade. Uma estratégia simples que pode funcionar é planejar as principais tarefas de cada dia, criando não apenas uma lista de afazeres para o dia seguinte, mas estabelecendo um horário para as principais atividades que precisam ser realizadas. O ditado “o que se planeja se realiza” é muito verdadeiro. Experimente.

2. Planeje seu dia com antecedência.

Parece algo simples de fazer, mas é surpreendente o número de pessoas que acorda de manhã sem um plano de ação para o dia.  Planejar o dia com antecedência ajuda a descansar na noite anterior, já que você não precisa acordar no meio da noite para tentar se lembrar de tudo que você precisa fazer no dia seguinte. Também ajuda a acordar motivado para enfrentar dia, já que você já sabe exatamente o que tem de fazer, em vez de ponderar e perder um tempo precioso tentando montar um plano.

3. Aperfeiçoe sua rotina matinal.

Uma boa rotina matinal é fundamental para que você leve sua produtividade a outro nível e se planeje para ter um ótimo dia. A forma como começamos nosso dia é um grande indicador de como o resto do nosso dia será. Encontre algo que funcione para você e comece a planejar sua agenda. Alguns exemplos podem ser fazer exercícios, ler um livro motivacional por 15 ou 20 minutos, meditar, dar uma olhada nos objetivos diários e anuais, repassar a agente. E sempre se alimentar bem e com calma, para garantir que o corpo esteja preparado para o dia que começa.

4. Desenvolva um senso de urgência.

A falta de urgência impede muitas pessoas não só de aumentar seus níveis de produtividade, mas também de atingir seu potencial completo e alcançarem seus maiores objetivos e sonhos. Isso não significa passar o tempo todo em estado de alerta, o que é uma receita infalível para o estresse. Significa apenas não adiar tarefas incômodas, a famosa procrastinação. Crie um gatilho que funcione para você, seja escrevendo um lembrete em um caderno ou no bloco de notas do celular, e tente se lembrar constantemente do que você não pode deixar para amanhã.

5. Limite as distrações.

Vivemos em um mundo tão barulhento e cheio de distrações que se você não fizer um esforço intencional para limitar a quantidade de distrações na hora de trabalhar certamente verá sua produtividade cair. Um dia típico para a grande maioria da população consiste em ligar o computador logo de manhã, olhar o Facebook, enviar e-mails, tomar um café, conversar com os colegas de trabalho, e depois trabalhar com muito tédio pelo resto do dia. Diminua os intervalos, limite a conversa com os colegas de trabalho e pare de navegar na internet durante o trabalho. E não deixe de sair para almoçar, fazendo as refeições com calma e aproveitando bem os momentos de pausa.

Assim como nas dicas acima, a palavra-chave também para o poeta é consciência. É assim que ele conclui sua Receita de Ano Novo:

“Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.”

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens