Blog

4 estratégias para promover a segurança em modelos de trabalho presenciais

por:

Blog HSM

Blog HSM

Consultores HSM

Em meio às previsões sobre a disponibilização de vacinas e a duração da pandemia, muitas empresas já começam a desenhar planejamentos mais consistentes para modelos de trabalho híbridos e presenciais.

Para apoiar organizações de diversos setores neste momento, a HSM e o Hospital Sírio-Libanês criaram o Diretrizes para a Retomada, uma série de conteúdos que tem como objetivo ajudar escolas, escritórios e consultórios a retomarem atividades presenciais com segurança para parceiros, clientes e colaboradores. Conheça abaixo algumas das principais estratégias apresentadas pela iniciativa. 

Padronize os procedimentos

Além das políticas e protocolos estabelecidos por órgãos públicos, é preciso criar rotinas específicas para diferentes tipos de atividades e operações. Esses processos devem ser descritos de forma clara e didática, em materiais de divulgação e manuais de fácil acesso a qualquer colaborador. 

Invista em relações de confiança

Estabelecer laços de confiança entre gestores, colaboradores, clientes e parceiros é o primeiro passo para consolidar planos de procedimento relacionados à modelos de trabalho híbridos ou presenciais. Para isso, é necessário estabelecer canais de comunicação transparentes, que gerem visibilidade e conscientização sobre medidas de proteção e responsabilidades individuais relacionadas à preservação da saúde coletiva.    

Administre os conflitos

O retorno às atividades presenciais pode despertar diversos tipos de sentimentos entre os colaboradores. As incertezas sobre o período que estamos vivendo pode deixar equipes ainda mais sensíveis a esse processo. Por isso, é importante abrir canais de escuta e comunicação para acolher e administrar os diferentes graus de expectativa e ansiedade em que cada pessoa se encontra. 

Incentive a responsabilidade individual

Com os laços de confiança estabelecidos e os conflitos equilibrados, o próximo passo é despertar o senso de responsabilidade e comprometimento individual a favor do bem coletivo. Esse processo pode começar por medidas simples, como a conscientização da necessidade de isolamento em caso da identificação de sintomas como cansaço, febre e perda de olfato.

Prepare a sua empresa para a retomada do trabalho presencial. Faça o planejamento com as orientações do Diretrizes para a Retomada, conteúdo desenvolvido pela HSM e pelo Hospital Sírio-Libanês. Adquira agora

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!

Compartilhe

Mais Postagens