Blog

3 Momentos de disrupção do design

por:

ithsm

ithsm

Design e inovação caminham juntos há muitos anos. Aliás, engana-se quem pensa que o trabalho de um designer é limitado a apenas saber fazer belas montagens com Photoshop e criar embalagens. Desde muito antes de existir computador, o design trouxe mudanças significativas para a sociedade, transformando nossa rotina e adiantando o futuro.

Até podíamos começar este texto citando um dos exemplos de design e inovação mais aclamados dos últimos tempos, o iPhone, mas todo mundo já sabe que esse smartphone mudou o mundo e a forma como a sociedade interage hoje em dia.

Por isso, listamos três momentos da história em que o design causou disrupção, e você nem sabia!

1º CÓDICE

Talvez a primeira grande inovação na área de design de informação seja o códice. Para quem nunca ouviu falar sobre isso, trata-se de uma nova forma de organizar os conteúdos que antes eram gravados em rolos de pergaminhos, na Antiguidade e Idade Média. O códice surgiu da ideia de empilhar páginas de papel e fixá-las em uma borda por meio da encadernação. Os livros de hoje em dia só têm esse formato graças a essa invenção. Além de substituir o pergaminho, melhorou a usabilidade do livro e causou menos desgaste de material.

2º GPS

Você já se perguntou como as pessoas conseguiam sobreviver sem o Waze ou Google Maps para se localizar? Pois é, o GPS — sistema de posicionamento global — foi declarado totalmente operacional apenas em 1995, mas só por volta de 2009 é que começou a se popularizar com o modelo de GPS para carros TomTom, que logo após foi substituído pelos aplicativos de smartphones. Sem essa tecnologia, inúmeros outros negócios talvez nem chegariam a existir, como o Uber, por exemplo.

3º TECLADO VIRTUAL

O teclado dos celulares sofreu duas grandes mudanças bastante significativas. A primeira delas foi a substituição do teclado alfanumérico pelo QWERT, que fez enorme diferença na digitação, e pode ter sido um dos motivos que facilitou a propagação do envio de sms, em vez de utilizar a ligação para se comunicar. Já a mudança do teclado físico QWERT para o teclado virtual, liderado pela Apple com o lançamento de seu primeiro iPhone, dividiu opiniões e fez até muitas marcas concorrentes acreditarem que não daria certo. Entretanto, não só deu certo como revolucionou os smartphones que vieram depois dele.

Área de conteúdo HSM

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens