Blog

3 Maneiras de aprimorar seu mindfulness

por:

ithsm

ithsm

3 Maneiras de aprimorar seu mindfulness

O mindfulness é a capacidade que seu cérebro pode desenvolver para atingir a atenção plena. Porém, com tantas distrações em nosso dia a dia, que acabam tirando o foco do que é importante, esse estado pode ser cada vez mais difícil de alcançar.

Por isso, atualmente, muitos líderes andam buscando maneiras que possam auxiliar a chegar ao mindfulness, para que a rotina seja menos estressante e tanto ele como sua equipe consigam se concentrar mais e melhor naquilo que realmente importa na empresa.

O treinamento em mindfulness busca promover o foco, a clareza e a plena atenção no agora. Entretanto, algumas distrações podem acabar virando hábitos — como ficar de olho nas notificações do celular — e levar sua cabeça para outro lugar, mesmo quando você está no meio de uma reunião importante com sua equipe.

Como melhorar a atenção pela prática do mindfulness? Algumas dicas e mudanças de comportamento simples podem ajudar bastante você a se sentir mais focado. Veja!

Respire!

A meditação é uma prática que comprovadamente ajuda muito no processo de mindfulness, mas, se você não tem o costume de meditar, prestar atenção em sua respiração já pode ajudar você a se manter atento.

Respirar é ato involuntário, mas com que frequência você se dá conta de que está respirando? Comece a fazer esse exercício! Seja no trabalho, no trânsito ou na fila do supermercado, comece a prestar atenção no ar saindo e entrando no nariz. A respiração feita assim traz consciência imediata do momento presente e pode ser um dos métodos mais fáceis para melhorar seu mindfulness.

Aprenda a curtir o silêncio

Você já parou para pensar qual foi a última vez em que ficou em completo silêncio? Nosso cotidiano é tudo menos quieto. É o celular tocando, pessoas conversando, trânsito, e quando sentimos que está tudo muito quieto, colocamos uma música para preencher o vazio.

Mas uma condição útil para o mindfulness é o silêncio. Por isso, tire um tempo do seu dia para explorar a quietude. Você aprenderá que o silêncio nunca é totalmente silencioso — mesmo nas áreas mais remotas há vento, folhas balançando, vozes de pássaros e ruídos de animais, chuva caindo e assim por diante.

Porém os sons que surgem do silêncio fazem parte de sua prática de conscientização do agora. Explore com cuidado os sentimentos que podem surgir nesses momentos e você verá que seu corpo vai desenvolver melhor a habilidade de ouvir atentamente.

Mantenha sua mente em uma coisa de cada vez

Um dos modos mais simples para melhorar a atenção plena é também um dos mais difíceis de colocar em prática: mantenha sua mente focada em fazer uma atividade de cada vez. Durante muito tempo, a habilidade multitarefa foi considerada uma bênção, mas hoje já se sabe que ela mais atrapalha a produtividade do que ajuda.

Por isso, procure trabalhar em apenas uma tarefa ou projeto antes de passar para a próxima, para que cada projeto se beneficie de toda a sua atenção. Além disso, para obter foco total naquilo que está fazendo, livre-se ao máximo das possíveis distrações, como o celular.

Com essas práticas simples de mindfulness, será mais fácil para você desenvolver maior domínio de sua atenção e seus pensamentos, além de se tornar cada vez mais imune aos ruídos ao redor.

Quer mais conteúdos sobre esse tema? Acesse o HSM Experience!

Área de conteúdo

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens