Blog

3 Diretrizes de Reabertura do local de trabalho para líderes de RH

por:

Caroline Verre

Caroline Verre

Os líderes de RH estão se preparando simultaneamente para uma força de trabalho cada vez mais híbrida, enquanto também planejam e operacionalizam a saúde e o bem-estar de suas equipes à medida que as vacinas COVID-19 são distribuídas e a perspectiva de reabertura dos locais de trabalho está à vista.

Em uma pesquisa recente da Gartner com 258 líderes de RH, 45% dos entrevistados afirmaram esperar que sua força de trabalho reabra no terceiro trimestre de 2021, enquanto um quarto (24%) está planejando a reabertura de seus escritórios no quarto trimestre.

No entanto, quase metade (48%) das grandes organizações globais não rastreará o status de vacinação de seus funcionários. Quando questionados sobre a exigência de comprovante de vacinação dos funcionários, apenas 8% dos entrevistados relataram que irão exigir.

“Dada a incerteza que existe em relação ao status de vacinação, a maioria das organizações que reabrirão o farão com distanciamento social e usando máscaras”, disse Brian Kropp, chefe de pesquisa na prática de RH da Gartner.

Uma mudança permanente para um modelo híbrido de força de trabalho
“Uma das descobertas mais interessantes desta pesquisa é que, independentemente dos planos de reabertura, apenas 1% dos líderes de RH pesquisados ​​esperam que todos os seus funcionários trabalhem em tempo integral no escritório. Quando os escritórios forem reabertos, muitas pessoas estarão trabalhando em casa por quase dois anos ou mais, e novas formas de trabalhar serão enraizadas ”, acrescenta Kropp. “À medida que as organizações começam a trazer funcionários de volta, será fundamental que os empregadores se concentrem na construção de conexões sociais e emocionais com e entre seus funcionários novamente.”

Cinquenta e nove por cento dos líderes de RH disseram que sua organização permitirá que os funcionários trabalhem remotamente ocasionalmente com a aprovação de seu gerente – um aumento de 21 pontos percentuais desde novembro de 2020.

Além disso, entre 241 líderes de RH, quase metade (49%) relatou que permitirá que os funcionários trabalhem remotamente em determinados dias e quase um terço (32%) permitirá que os funcionários trabalhem remotamente o tempo todo. Essa mudança crescente para uma força de trabalho híbrida terá um impacto significativo na estratégia de retorno ao local de trabalho.

Re-onboarding
Os líderes de RH devem usar essa transição dos funcionários de volta ao local de trabalho como uma oportunidade para integrá-los novamente como se estivessem ingressando em uma nova organização.

Para fazer isso com sucesso, o Gartner identificou três áreas de foco principais para os líderes de RH:

1- Desenvolva uma filosofia de flexibilidade. Em vez de criar uma política de trabalho flexível genérica, os principais departamentos de RH estão determinando a filosofia de flexibilidade de sua organização e compartilhando isso com sua força de trabalho.
2- Comunique o propósito do escritório. Antes da pandemia, as organizações simplesmente descreviam seu escritório como o local onde seus funcionários trabalham. Agora, os líderes devem determinar a função de seu local de trabalho físico – um local de reunião de equipe ou empresa, um espaço de trabalho seguro, um espaço de reunião social para apoiar a comunidade – e comunicá-lo aos funcionários.
3- Treine gerentes no apoio aos funcionários. Com uma força de trabalho mais dispersa, o RH deve trabalhar com os gerentes sobre como gerenciar os funcionários que estão trabalhando em locais diferentes e em horários diferentes.

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens