Blog

20 anos de Google: a globalização da informação

por:

lbrito

lbrito

Em setembro de 1998, em uma garagem na Califórnia, nasceu o buscador de pesquisas que mais causou disrupção nos últimos anos: o Google. Tudo começou com um projeto de pesquisa de doutorado apresentado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Aposto que ninguém, nem mesmo a dupla, chegou a cogitar que, em apenas duas décadas, essa ferramenta fosse causar tantas transformações no mundo.

Muita gente, sobretudo os millennials, viu esse “bebê” nascer! É provável que a maioria deles aprendeu sobre sua funcionalidade em uma aula de informática no colégio, direto naqueles computadores de tubo. Mas, para quem estava acostumado a fazer pesquisas em enciclopédias, o Google era de fato algo do futuro.

Na época, já existiam outros mecanismos de busca com a mesma utilidade. Quem se lembra do “Cadê?” ou do “Altavista”? A concorrência era acirrada, mas foi só o Google chegar para eliminá-los completamente. Hoje, a ferramenta é o verdadeiro “sabe-tudo” da internet, sua importância é tão grande que não há nada que não consiga ser rastreado pelo buscador. É aquele ditado: se não tiver no Google, é porque não existe!

Com a missão declarada desde o início de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, a empresa conseguiu se tornar única no mercado. Mas qual foi o diferencial que fez com que ela chegasse por último e derrubasse todos seus concorrentes?

Tudo começou com seu incrível algoritmo inteligente, o PageRank, que determinava a relevância de um site por seu número de páginas e sua importância, conectados ao site original. Esse mecanismo, bem diferente dos utilizados pelos outros buscadores, conseguia entregar sempre a melhor resposta para quem fazia qualquer tipo de pesquisa.

É claro que tudo começou com buscas na internet, mas hoje Google é uma das empresas mais valiosas do mundo. Avaliada em US$ 120,9 bilhões no mercado, ela só perde para Apple e Amazon, e continua crescendo a cada ano.

“Nesses 20 anos, o Google evoluiu com a nuvem, mobilidade e ajudou a formar uma sociedade mais inclusiva e informada. Ele foi de um buscador para um assistente e se tornou o pilar para a transformação das organizações”, afirma Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Como mecanismo de busca, pode ser que o Google tenha mudado muito pouco e apenas aprimorado uma e outra função, entretanto, como ferramenta que colabora para a inovação, antecipou inúmeras tendências, investindo e adquirindo várias empresas que mudaram a maneira de se comunicar na internet, como é o caso da rede social Orkut — uma das pioneiras de mais sucesso na internet — e da plataforma de vídeos online YouTube.

Além disso, desenvolveu vários serviços e softwares que facilitaram tanto a vida das pessoas que hoje ninguém mais se imagina vivendo sem eles. É o caso do Gmail, Maps, Google Drive, Chrome. Isso sem contar os dispositivos Chromecast, Google Glass e Google Home, que, apesar de novos no mercado, já estão transformando os hábitos de muitas pessoas.

Outro setor que sofreu grande impacto com a chegada da internet e, em consequência, do Google, foi o marketing digital. Segundo o Google Annual Report de fevereiro de 2018, 99% da receita da empresa é derivada de seus programas de publicidade. Todas as inovações implementadas no mercado de publicidade online trouxeram inúmeras transformações para os profissionais da área e fez do Google um dos maiores agentes do mercado.

Com a tecnologia DoubleClick, é possível determinar os interesses dos usuários e direcionar as propagandas que são relevantes para eles, e com isso a maneira de fazer marketing online mudou completamente o hábito do consumidor. Graças às ferramentas Analytics, AdWords e AdSense, ganhar dinheiro com anúncios é muito mais prático, barato e assertivo.

Hoje, com 20 anos e oito plataformas — Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Gmail e Drive —, a empresa ainda lidera inúmeros projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de seguir transformando o mundo por meio da acessibilidade e informação.

Área de Conteúdo HSM

Receba mais conteúdo sobre o assunto do artigo!




Compartilhe

Mais Postagens